Segunda, 29 Abril 2024

Do Ministério dos Transportes

Brasília, 02 de dezembro de 2011 - O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, acompanhado do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, participou, na sexta-feira (2), em Alto do Amparo, no Paraná, do ato de inauguração de uma das maiores e mais seguras obras de interseção rodoviária do país, no encontro da BR-153, a Transbrasiliana, com a BR-376, que liga Curitiba e o Litoral Sul ao Norte do Estado.

"Estamos entregando uma obra moderna, um trevo há muito tempo demandada pela população. Trata-se de um viaduto com grande capacidade de ordenamento do trânsito local," disse o ministro Paulo Sérgio. O trevo, somente com conversões à direita, é o dispositivo mais completo de interseção entre rodovias. Foi concluído após dois anos de obras, investimentos de aproximadamente R$ 19 milhões e possui extensão total de 27 quilômetros. Todas as alças e loopings possuem acostamentos e a concepção deste formato garante maior segurança aos usuários em todas as possibilidades de percurso.

A obra prevê ainda tanto a continuidade da BR-153 em direção ao Sul (trecho ainda a ser pavimentado – de Alto do Amparo a Imbituva), como a duplicação futura da BR-376 no viaduto que passa por cima da BR-153.

Em Ventania

Antes da inauguração do trevo, a comitiva do ministro dos Transportes esteve na cidade de Ventania, onde foram entregues 59 moradias a famílias que ocupavam a faixa de domínio da BR-153. Uma cerimônia marcou a entrega das chaves aos moradores da área batizada com o nome de “Loteamento Transbrasiliana”.

São casas de alvenaria com 40 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. O conjunto de casas foi entregue com água e luz. A prefeitura de Ventania doou o terreno e recebeu a garantia do repasse de recursos federais para a construção das moradias. Agora, com a realocação destas famílias, as obras junto ao viaduto no local poderão ser concluídas pelo DNIT. "Com a entrega dessas casas nós já vamos concluir os 600 metros que faltam da BR-153 aqui em Ventania,” garantiu o ministro.

Com informações da Assessoria de Imprensa DNIT/PR.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!