Sexta, 26 Abril 2024

Do Ministério dos Transportes

Brasília, 30 de novembro de 2011 - O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, participou nesta quarta-feira (30) da II Reunião Ministerial do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento – COSIPLAN no Palácio Itamaraty. Na ocasião, os ministros ligados a pastas de infraestrutura dos países da UNASUL aprovaram o Plano de Ação Estratégico (2012-2022). A presidência do conselho, exercida pelo Brasil, foi transferida ao Paraguai.

Após o pronunciamento dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do Planejamento, Miriam Belchior, de Minas e Energia, Edison Lobão e das Comunicações, Paulo Bernardo, Passos afirmou que o COSIPLAN é resultante de uma longa trajetória percorrida pelos países da América do Sul em direção ao aprofundamento da cooperação regional. “É um processo amplamente participativo que permite a cada país apontar e discutir projetos prioritários  cuja realização levará à mudança gradativa do sistema de transportes, tornando-o mais eficiente com vistas ao desenvolvimento sustentável em termos econômicos, sociais, ambientais e culturais”, completou.

Passos ressaltou a importância da cooperação entre os países da UNASUL em infraestrutura. “O setor de transportes – considerando rodovias, ferrovias, hidrovias e portos – é a espinha dorsal do processo de integração física sul-americana”, declarou. “Quando a integração física for feita de forma plena, nós estaremos estimulando todos os processos de integração nos outros campos de atividade”, completou.

O ministro dos Transportes disse estar satisfeito com iniciativas importantes no plano da integração física e citou projetos – em andamento ou em fase de estudo – de  cooperação do Brasil com países vizinhos, como o Corredor Bioceânico (Brasil-Bolívia-Chile), ponte sobre o rio Oiapoque (Brasil-Guiana Francesa), ponte sobre o rio Acre (Brasil-Peru), hidrovia Uruguai-Brasil.  “A agenda de projetos confere aos transportes uma dimensão preponderante, e isso nos coloca um desafio grande a ser vencido nos próximos anos com trabalho, perseverança e colaboração”, finalizou.

No final do evento, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, transferiu a presidência temporária do COSIPLAN ao ministro de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Cecílio Perez Bordon. O mandato dos paraguaios vai até a próxima Cúpula da UNASUL, prevista para o final de 2012.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome