Terça, 14 Mai 2024

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, discutiu nessa segunda-feira (16) com secretários estaduais da Agricultura e da Indústria e Comércio dos quatro estados o formato da futura agência de desenvolvimento na região do Matopiba (formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Leia mais
Agronegócio brasileiro atinge US$ 4,90 bilhões em fevereiro
Ministro fala de investimentos portuários a lideranças do agronegócio

O Matopiba é a última fronteira agrícola em expansão do mundo. Abrange 337 municípios num total de 73 milhões de hectares. A região é como estratégica para o Ministério da Agricultura (Mapa), que pretende apoiar o crescimento sustentável dos produtores locais com investimento em tecnologia e assistência técnica.

A criação de uma agência de desenvolvimento é uma das propostas do Ministério para a região. O encontro com Katia Abreu reuniu representantes dos estados, da iniciativa privada e das instituições de pesquisa, de ensino e de promoção do desenvolvimento para apresentar o potencial do Matopiba na área agrícola.

Na região, a produção de soja saltou de 84 mil toneladas em 1993 para 7,6 milhões no ano passado. De acordo com dados do censo agropecuário, o Matopiba contribuiu em 2006 com 40,45% do valor total da produção agrícola no conjunto dos quatro estados. Em 1996, esse percentual era de 35,05%.

A agência de desenvolvimento deverá promover a inovação, pesquisa, agricultura de precisão e assistência técnica. “A vocação desse lugar é agropecuária. O foco nos pequenos, médios e grandes produtores trará consequência muito positivas nos serviços prestados nas cidades, na infraestrutura de tudo que ocorre em volta”, explicou a ministra.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!