Sábado, 16 Novembro 2024

Dia a Dia

A Autoridade Portuária do Porto de Roterdã, na Holanda, pressiona o governo local para que negocie investimentos maciços em infraestrutura no interior da Europa. O objetivo é ampliar as conexões fluviais e ferroviárias e manter o papel de Roterdã como hub logístico do Velho Continente. Em carta aberta à cúpula governamental holandesa, o presidente da Autoridade Portuária, Wim van Sluis, pediu insistência na modernização do orçamento da União Europeia, que decide até o final do mês as verbas que serão aplicadas de 2014 a 2020.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Após o anúncio de concessões de rodovias, ferrovias e aeroportos, as expectativas se voltam para o "pacote portuário” no Brasil. Ainda não totalmente embrulhado, consta que, além de investimentos, deve conter mudanças no modelo balizado pela vintenária “Lei dos Portos”, diz Frederico Bussinger, colunista do Portogente.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
É fato que o Brasil carece de mão de obra qualificada em vários setores produtivos e de prestação de serviços. No entanto, isso tem sido explorado de forma oportunista para algumas associações de classe. Representantes de grandes empresas reclamam que faltam jovens disponíveis no mercado, mas a razão pode não estar na falta de profissionais treinados e interessados. A maior parte das vagas não ocupadas oferecem salários irrisórios e privam os contratados dos direitos básicos.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Uma das principais carências do setor logístico no Brasil é a formação de engenheiros navais de qualidade. O País conta com dois cursos renomados e tradicionais de formação em nível de graduação: na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Algumas outras iniciativas incipientes estão sendo desenvolvidas nas federais de Pernambuco (UFPE), Pará (UFPA) e Rio Grande (Furg).

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Segundo apurou o Portogente, há duas correntes de sentimentos entre funcionários da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em relação à possibilidade do órgão ficar com somente um diretor e impedido de exercer as suas funções a partir de fevereiro de 2013. Uma delas acredita que o Governo Federal irá adotar a mesma estratégia aplicada à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), também neste ano, para evitar que a Antaq tenha as atividades completamente paralisadas.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome