Sexta, 26 Abril 2024

Dia a Dia

Dentro da discussão sobre a conduta de dirigentes de empresas estatais – que confundem suas funções gerenciais com as questões políticas –, forma-se outro debate importante. Em recente encontro nacional, integrantes dos fundos de pensão da companhia (Petros), da Caixa Econômica Federal (Funcef), do Banco do Brasil (Previ), da Associação Nacional dos Auditores Internos da Caixa Econômica Federal (Audicaixa), da Associação dos profissionais dos Correios (ADCAP), elaboraram um manifesto expressando sua preocupação com o baixo desempenho e, principalmente, com o uso político dos fundos de pensão das estatais.

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Vivemos a maior mudança de paradigma, no tempo e no espaço, da história da humanidade. A ficção científica do século passado está se tornando realidade. Por exemplo, imaginemos veículos circulando por ruas e avenidas, sem ruído e qualquer poluição por queima de combustível. Pois é, o grafeno - o mais fino e forte material da Terra - vai possibilitar o uso de hidrogênio como combustível limpo e renovável para o transporte. Cientistas na Inglaterra - liderados pelo Nobel da Física de 2010, sir André Geim, da Universidade de Manchester, que isolou o grafeno em 2004 - concluíram que no futuro membranas desse composto de átomos de carbono poderão ser usadas para "peneirar" gás hidrogênio da atmosfera e gerar eletricidade.

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A divulgação dos nomes da equipe econômica do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (27/11), trouxe agito ao mercado financeiro. Joaquim Levy foi confirmado na Fazenda, Nelson Barbosa, no Planejamento, e Alexandre Tombini permanece à frente do Banco Central.

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André de Seixas, editor do site dos usuários dos portos do Rio de Janeiro, em texto recente, pôs a “boca no trombone” para reclamar que o programa de arrendamento dos portos brasileiros está travado. Segundo ele, todos os dias, praticamente, saem notícias dando conta de que a Secretaria Especial de Portos (SEP) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estão prontas para executar o programa de arrendamentos dos portos brasileiros, que prevê a concessão de mais de 150 áreas, com investimentos estimados de R$ 15,8 bilhões de reais. “Em todas essas notícias, verificamos declarações no sentido de que o programa não sai do papel, porque está parado no Tribunal de Contas da União (TCU), dando a entender que SEP e Antaq fizeram excelentes trabalhos e que o Tribunal está emperrando a grande e eficiente engrenagem montada para o desenvolvimento do nosso setor portuário”, disse.

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Na próxima sexta-feira (28/11), no Rio de Janeiro, movimentos sociais prometem faze rum ato nacional em defesa da Petrobras 100% estatal, sob controle dos trabalhadores. Se é um devaneio ou não, o fato é que a maior companhia petrolífera brasileira passa por momentos agudos e precisa ser "dedetizada" das mãos de roedores do patrimônio público.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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