Domingo, 10 Novembro 2024

Dia a Dia

Portogente publica acórdão, de 6 de julho último, sobre agravo de instrumento cujo agravante é a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e o agravado é a ABB Lummus Global, mas que teve “perda do objeto” em razão da “desistência manifestada pela agravante”.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Quem poucas vezes navegou pelo Portogente, não se dá conta da diversidade de conteúdo que o principal portal brasileiro de transporte e logística oferece. Além da consagrada enciclopédia livre Portopédia e dos cursos gratuitos da Escola Virtual Portogente, há muitas outras páginas com conteúdo rico para os internautas, como a interessante e extensa pesquisa Aves no Porto.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O nosso colunista Alessandro Atanes faz mais uma indicação de livro para os internautas do Portogente.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
A Escola Virtual Portogente está com inscrição aberta para o curso Panorama Histórico do Petróleo e Gás, com uma novidade: agora a inscrição é automática, dispensando a necessidade de códigos ou senhas. A EVP mudou para melhor atender a todos e todas.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
A dragagem de metais pesados do Porto do Rio de Janeiro, nas proximidades do Cais de São Cristóvão, terminou no dia 3 último. Durante quatro meses, uma draga de sucção e recalque foi utilizada para confinar 15 mil metros cúbicos de sedimentos na Ilha da Pombeba, na Baía de Guanabara. O local foi indicado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para receber o material contaminado da dragagem do Porto do Rio de Janeiro, uma obra da Secretaria de Portos da Presidência da República realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG), da Coppe/UFRJ, foi o responsável pelo gerenciamento ambiental da atividade para que o material contaminado não entrasse em contato com o ambiente. Para isso, seis geotubes - grandes sacos retangulares feitos com um tecido sintético que permitem somente a passagem da água – foram utilizados para confinar o sedimento, permitindo apenas a saída da água pela malha sintética. A água que sai dos geotubes é livre de contaminação, já que os metais pesados são retidos nos sedimentos e confinados nos geotubes. Cada geotube tem capacidade para reter até cinco mil metros cúbicos de sedimentos.

Dragagem
A dragagem do Porto do Rio de Janeiro, iniciada em fevereiro do ano passado e com previsão de término para agosto deste ano, faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND). Até o momento, já foram dragados mais de 3,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos. O objetivo é aumentar a profundidade do canal de acesso ao porto, o que viabiliza a atracação de navios maiores, permitindo um aumento significativo na movimentação de cargas, gerando mais empregos e renda para a população envolvida neste tipo de atividade. Espera-se, com esta dragagem, que a movimentação dos terminais de contêineres passe de 900 mil TEUs/ano para  3,4 milhões de TEUs (um TEU equivale a um contêiner de 20 pés, aproximadamente seis metros).
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!