Quinta, 28 Novembro 2024

Dia a Dia

Inovações tecnológicas vêm acontecendo impulsionadas por um processo acelerado, tanto pelo conhecimento compartilhado pela Internet quanto pela capacidade de transformar novos materiais e produzir dispositivos com precisão e rapidez em fábricas cujos operários são robôs. É fácil perceber essa mudança de paradigma nas pessoas com os smartphones e a rede mundial de computador.

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As concessionárias ferroviárias fizeram uma onda e parece que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai surfar nela. O órgão regulador informa que, por meio da Tomada de Subsídio nº 008/2015, está em desenvolvimento propostas referentes à prorrogação dos contratos de concessão.

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A pergunta é do presidente da Fiorde Logística Internacional, Milton Lourenço. Segundo ele, quem vive o dia a dia do comércio exterior sabe que, depois de 35 anos de êxitos econômicos, a China deparou-se em 2009 com uma recessão mundial e teve de abandonar a antiga política de exportar maciçamente produtos de baixa qualidade, substituindo-a por outra de alto valor agregado com base em tecnologia de ponta. "Como isso exige cérebros mais desenvolvidos, o governo chinês tem investido muito em educação para formar grandes contingentes de mão-de-obra especializada." E prossegue: "Ao mesmo tempo, o novo modelo chinês prevê o crescimento de seu mercado interno, com a formação de uma classe média capaz de absorver grande parte de sua produção industrial."

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O ministro dos Portos, Helder Barbalho, vem anunciando planos que objetivam eficiência e crescimento do sistema portuário, para o sucesso dos quais serão necessárias decisões e ações que produzam mudanças fundamentais. Trata-se de um projeto de difícil implantação, por conta principalmente das resistências burocráticas produzidas pela nova lei dos portos. Mas é preciso ser feito, sem sombra de dúvida, uma proposta auspiciosa.

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O ministro da Secretaria de Portos (SEP), Helder Barbalho, garante que a segunda fase do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP) será lançada no início de dezembro. Vale lembrar que o programa tem como intuito fazer o planejamento para o setor. Segundo a autoridade, repetindo retórica dos seus antecessores, o PNLP servirá para essa e gerações seguintes, seja do privado ou público para eficiência, competitividade e crescimento. O fato é que a competitividade dos nossos portos sempre está colocada no futuro, nunca no presente.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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