Uma retrospectiva do ano de 2015 para o setor de carne bovina brasileira pode ser resumida por meio de conquistas e avanços na reabertura do mercado mundial para o produto nacional. Dentre as boas notícias, duas das grandes prioridades estratégicas para o setor foram alcançadas: a Final Rule para os Estados Unidos e o início dos embarques para a China. Também reabriram seus mercados, com a suspensão dos embargos – ainda em função do caso atípico de BSE em 2012 -, para a carne brasileira, a Arábia Saudita, Iraque, África do Sul e Japão.
Para celebrar o fato de ser a primeira vez, na história da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a diretoria da Autoridade Portuária ser formada totalmente por engenheiros, o presidente José Alex Botelho de Oliva recebe em café da manhã os engenheiros da empresa para comemorar o dia da categria - 11 de dezembro. Como destaque ao trabalho dos engenheiros no Porto de Santos, será homenageado o primeiro presidente da companhia, Sérgio da Costa Matte.
E a novidade informada pelo Ministério dos Transportes é de que um trem com farelo de soja vai partir nesta quarta-feira (9/12), aproximadamente às 10 horas, da fábrica da Granol, em Anápolis (GO) após o término do carregamento que será realizado nesta terça-feira (8/12) e que leva em torno de 24 horas para ser concluído. O primeiro carregamento partiu no último sábado (5/12) de Anapólis em direção a porto de Itaqui (MA). A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.; a VLI, operador ferroviário ligado ao grupo VALE; e a Granol, esmagadora de soja e produtora de farelo e biodiesel, fecharam a contratação do transporte de 21 mil toneladas de farelo ainda este ano. Será o primeiro navio carregado no porto de Itaqui, em São Luís no Maranhão, com mercadoria oriunda do Centro-Oeste brasileiro e transportada em toda a extensão atual da Ferrovia Norte-Sul.O trem será composto por três locomotivas, tracionando 80 vagões carregados de farelo de soja. Cada vagão transportará 85 toneladas, o que corresponde a três carretas rodoviárias. No total, serão 6.800 toneladas transportadas em uma única composição, representando, aproximadamente, menos 240 carretas em circulação nas estradas brasileiras.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abriu, nesta semana, audiência pública com o objetivo de obter subsídios para aprimorar a minuta de resolução que trata da revisão da Metodologia para o Cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital (WACC Regulatório), para aplicação em contratos de concessão ferroviária vigentes. Contribuições podem ser enviadas até às 18h do dia 7/1/2016.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) firmou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tendo como objetivos o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de ações conjuntas.Para a agência reguladora, a temática ambiental é considerada estratégica, pois o licenciamento é um dos principais requisitos para o desenvolvimento das obras/intervenções na infraestrutura rodoviária e ferroviária concedida. A assinatura desse acordo trata-se de uma ação prioritária, uma vez que o foco é o acompanhamento do processo de licenciamento ambiental e do cumprimento das cláusulas socioambientais presentes nos contratos de concessão firmados pela Agência.Foram previstas obrigações comuns e específicas entre as duas instituições, visando à melhoria contínua do desempenho socioambiental das concessões e à conformidade ambiental das concessionárias, além de contribuir para a otimização do processo de licenciamento ambiental federal dos empreendimentos viários concedidos.