No dia 3 último, a imprensa nacional ventilou o nome do ex-senador Luiz Otávio Campos para o cargo de Secretário Nacional dos Portos. Atual secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Campos já foi secretário executivo da antiga SEP no governo de Dilma Rousseff quando a pasta tinha status de ministério. Segundo especulações, o governo interino considera que o cogitado tem trânsito com o setor. A assessoria de comunicação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, todavia, nesta segunda-feira (6/06), afirmou "ainda não temos a confirmação de quem será o novo secretário de Portos".
Por outro lado, o presidente interino Michel Temer mandou paralisar todas as nomeações para diretorias e presidências de empresas estatais e de fundos de pensão, enquanto a Câmara dos Deputados não aprovar os projetos que limitam as indicações a pessoas com qualificação técnica.
Aprovados pelo Senado em abril, os projetos – um para as estatais e outro para os fundos de pensão – determinam que as nomeações de diretores, membros do conselho deliberativo e de presidentes desses órgãos e empresas sigam critérios técnicos, de preferência com pessoas do próprio quadro. Segundo o governo, as nomeações segundo critérios técnicos ajudarão a limitar os gastos públicos e a tornar mais eficientes a gestão das estatais e dos fundos de pensão.