Técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) visitaram, entre 30 de maio e 3 de junho último, a Administração das Hidrovias do Nordeste (AHINOR), conforme contrato em andamento com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Tal contrato prevê que a FGV preste seus serviços ao DNIT até julho de 2018.
Os trabalhos dos técnicos da FGV consistiram na pesquisa acerca das especificidades das atividades desenvolvidas na Bacia do Nordeste. Foram feitos levantamentos in loco das condições locais, dados geomorfológicos das vias fluviais bem como das condições operacionais e metodologia de execução (sob o prisma da influência regional) nas obras e serviços de engenharia, com o intuito de se manter a navegabilidade dessas vias.
Foram visitados trechos do Delta do Rio Parnaíba (área com bastante fluxo de embarcações turísticas, bem como via de escoamento de cargas em geral e pescados), onde foram visitados também alguns Terminais Hidroviários Flutuantes e Fixos construídos pela AHINOR. Foi realizada ainda, visita no trecho do médio Parnaíba, especificamente na cidade de Teresina – PI e nas cidades adjacentes. Por fim, foram visitadas as embarcações destocadoras de propriedade da administração hidroviária, que se encontravam docadas na cidade de Arari (MA), na margem do Rio Mearim. As embarcações destocadoras são equipamentos utilizados para retirada de troncos e galhadas que obstruem as vias fluviais.