Se no Porto de Santos ninguém sabe o que fazer com a Cargill, arrendatária do terminal de fertilizantes e que terá de deixar o porto no dia 31, o Porto de Imbituba (SC) se prepara para evitar complicações e articula uma licitação antecipada de seu complexo de fertilizantes. O problema principal e que exige rapidez das autoridades é que a concessão do porto à Docas local termina em dezembro de 2012.
O prefeito eleito de Itajaí (SC), Jandir Bellini (PP), confirmou à imprensa que o porto municipal terá um novo superintendente a partir de 2009. Trata-se do engenheiro civil Antonio Aires dos Santos Júnior, que comandou o porto em 2004. Ele terá a árdua tarefa de conduzir o processo de reconstrução do cais itajaiense, destruído após as chuvas de novembro.
O mundo “respira” ciência e tecnologia ainda mais forte neste século. A velocidade das inovações tecnológicas chega a assustar a humanidade. Nada se faz hoje, em termos de desenvolvimento, seja em qual área for, sem recorrer à tecnologia. É a mais pura engenharia em fase permanente de auto-superação. Vemos isso a todo instante no mundo portuário – dos equipamentos cada vez mais sofisticados em terra até os imensos navios.
O canal de acesso e os berços de atracação do Porto de Imbituba (SC) estão passando desde domingo (7) por uma dragagem emergencial, promovida pela Companhia Docas local e pela Santos Brasil, empresa arrendatária do Terminal de Contêineres (Tecon Imbituba). A dragagem está sendo feita para que Imbituba possa receber as embarcações desviadas do Porto de Itajaí, destruído pelas chuvas.
Este, talvez, seja o melhor resultado da audiência pública realizada na última terça-feira (2), na Câmara Federal, em Brasília. E, segundo reportagem deste PortoGente, a avaliação do “não serve para que foi criado” foi unânime. Ou seja, de trabalhadores a operadores portuários. Então por que é que a coisa não muda?