“A origem do déficit técnico do Portus no valor de R$ 1,7 bilhão é de responsabilidade exclusiva das patrocinadoras. Na condição de participante, e com o intuito de buscar conhecimento sobre atual situação econômica e financeira do Portus, pesquisei no "site" do Instituto, as Demonstrações Financeiras do exercício de 2009. E da leitura do "PARECER ATUARIAL DO PLANO DE BENEFÍCIO PORTUS 1 - PBP1 em 31/12/2009" da Consultoria Estatístico Atuarial CESAT, datado de 22/03/2010, verifica-se em seu item 15 da folha 03, que o Déficit Técnico do Portus teve como um dos grandes e principais motivos a falta de pagamento das contribuições normais devidas pelas patrocinadoras. Desta forma, transcrevo a seguir o referido item daquele parecer:"...15 - Portanto, é evidente que um dos grandes e principais motivos da insolvência do PBP1 é a falta de pagamento das contribuições normais devidas pelas patrocinadoras ou sua sucessora, nos termos dos Convênios de Adesão por elas firmados com o Portus, que, na medida em que fossem pagas, por si só, já eliminariam o déficit do Plano.
Terça-feira (12) não foi de feriado para dezenas de trabalhadores da América Latina Logística (ALL). Eles passaram o dia tentando retirar seis locomotivas e sete vagões que descarrilaram na madrugada de terça, no trecho que passa pela comunidade de Rio Natal, interior de São Bento do Sul, em Santa Catarina.
Estudo divulgado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato) mostra que os agricultores do País perdem cerca de R$ 130 milhões por ano com as péssimas condições de algumas estradas brasileiras.
O polêmico licenciamento ambiental do estaleiro de Eike Batista está provocando um furacão dentro do órgão federal Instituto Chico Mendes (ICMBio), levando ao desmantelamento de equipes de trabalho. Nesta terça-feira (28), três servidores anunciaram o pedido de exoneração do cargo de chefia em Santa Catarina: Leandro Zago (chefe da Reserva do Arvoredo), Mario Pereira (chefe-substituto da Reserva do Arvoredo) e Edinéia Correia (chefe-substituta da ESEC Carijós).
O blog Dia-a-Dia volta a contribuir com os apaixonados por navios de cruzeiros com uma imagem enviada à nossa redação pelo colunista e shiplover Laire Giraud.