Enquanto alguns portos lutam para iniciarem obras importantes, caso mais emblemático se dá no maior porto da América Latina e responsável por 27% do comércio exterior do País, o Porto de Santos (SP) espera o desenlace da questão da dragagem de aprofundamento do seu canal para receber navios maiores, outros portos se dão “bem na vida” (e parabéns para eles!).
O ministro Pedro Brito, dos Portos, assinou a Portaria nº 257, de 17 de setembro último, que aprova o Plano Geral de Outorgas (PGO) para exploração de portos organizados e terminais portuários marítimos de uso privativo proposto pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Mas em caráter transitório. E ainda determina a revisão do PGO no prazo de 15 meses. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 18, à página 40.
Outra polêmica nas mãos de Pedro Brito, dos Portos: a viabilidade econômica do Porto de Cabedelo (PB). Estava programada para esta terça-feira (15) uma reunião, em Brasília, com o ministro dos Portos e autoridades portuárias, políticas e sindicais da Paraíba. O grupo paraibano entregaria ao titular da SEP documento provando por “a + b” que o porto é viável e, por isso, deve sim receber recursos para a dragagem no valor de quase R$ 50 milhões.
Os portos do Paraná, pela pujança e importância que têm no cenário econômico do País, sempre atraem as atenções e comentários dos internautas do PortoGente. A mais nova “atenção despertada” foi em cima da reportagem 'Governo Requião ameaça rescindir contrato para reestruturar Porto de Antonina'.
Anelise Rambo Guardiola, que trabalha na área de logística de carga em Londrina (PR), é a vencedora do sorteio do PortoGente. Ela ganhou um exemplar do Dicionário de Logística e Comércio Exterior, de Silvia Rosmarie Lehmann Gauch. A obra editada pela Aduaneiras tem 1.090 páginas e o custo padrão de R$ 240,00.