O projeto de construção de um superporto em águas profundas em Vitória, no Espírito Santo, ganhou um grande aliado esta semana, o Porto de Antuérpia (Bélgica). Representantes do porto belga se reuniram na quinta-feira (7) com a diretoria da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). No encontro foi discutida a colaboração do porto belga no projeto do porto de contêineres em águas profundas, que inclui aspectos financeiros, de construção e de gerenciamento.
“Com a nossa presença no mercado brasileiro, no Estado do Espírito Santo, seremos capazes de dobrar ou até triplicar o volume de cargas com o Brasil, que em 2010 foi de 7,4 milhões de toneladas”, afirmou Yannick Dufraimont, diretor do Porto de Antuérpia.
Os belgas conheceram a região de Praia Mole, uma das três áreas que podem abrigar o superporto, as outras duas são Ubu e Barra do Riacho.
Participaram da reunião, pelo Porto de Vitória, o diretor presidente Angelo Baptista e o superintendente geral José Luiz Canejo; já pelo Porto de Antuérpia: o presidente Van Peel, e os diretores Filip Herremans e Yannick Dufraimont.
O Porto de Antuérpia, segundo seus representantes, identificou o Porto de Vitória como uma oportunidade de negócios no Brasil.
Leia também
* Lula diz que superporto de Vitória é um projeto coletivo
* Superporto em Praia Mole, defende portuário capixaba
* Ministro quer definição de local do superporto do Espírito Santo
* Espírito Santo se prepara para receber super-navios