Nesta sexta-feira (13/3), completam três meses do lançamento do Plano de Escoamento da Safra 2014/2015 com ações integradas dos Ministérios da Agricultura (Kátia Abreu), dos Transportes (Antonio Carlos Rodrigues) e dos Portos (Edinho Araújo), para exportar parte das mais de 200 milhões de toneladas de grãos produzidas nos campos brasileiros.
Duas grandes obras irão mudar o atual quadro do comércio marítimo: a ampliação do centenário Canal do Panamá, a ser inaugurada em dezembro deste ano, e a construção do Canal da Nicarágua, iniciada em dezembro de 2014.
Por que um país com uma costa de quase oito mil quilômetros utiliza o modal rodoviário em distâncias de até quatro mil quilômetros superando o uso do navio, apesar de sua herança navegadora dos portugueses? Por isso, a tão propalada navegação costeira tem sido um avião pesado para decolar. Muitas são as razões. O crescimento da cabotagem, em 2014, apresentando em torno de 22% no mais importante porto do Brasil – o de Santos –, em relação ao ano anterior, demonstra que, mesmo com perda de tempo, os investimentos estão sendo feitos no setor.
O professor de pós-graduação em Transportes e Logística no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mauro Lourenço Dias, observa que os megacargueiros, capazes de transportar mais de 10 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), aumenta os níveis de produtividade, reduzindo sensivelmente os custos, o que significa o crescimento da corrente de comércio entre os países. Tal embarcação é cada vez mais usado, e os portos que não puderem recebê-los ficarão fora das rotas do comércio mundial.
Está consagrado o relógio inteligente, o smart watch, agora com o estilo e arte dos tradicionais relógios de pulso. Esse híbrido relógio de pulso, smartphone e tablet também informa a hora. Das redes sociais à facilidade para se acessar informações, realizar o monitoramento da atividade e da saúde, esse acessório foi um dos atrativos do Congresso Mundial de Mobile, em Barcelona, Espanha, realizado de 2 a 5 último.