Segunda, 18 Novembro 2024

Dia a Dia

Aglutinar as agências reguladoras de transportes terrestres (ANTT) e aquaviários (Antaq) faz parte inequívoca das reformas propostas na Agenda Brasil apresentada pelo Senado, como medida de economia e melhora da eficiência. Assim, também repara a criação imoral do deputado relator da lei, e ex-ministro Eliseu Rezende, que criou a ANTT como mimo ao seu filho, e desvirtuou um importante sistema de regulação e fiscalização que interfere na competitividade do produto nacional.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Em recente artigo, o jornalista Adelto Gonçalves, especializado em comércio exterior, observa sabiamente que o futuro do mercado mundial está nas aguás profundas. Diz ele: "O navio MSC Zoe, um dos maiores porta-contêineres do mundo, atracou, em agosto de 2015, pela primeira vez no porto de Sines, o único em Portugal que tinha capacidade para recebê-lo, seguindo com destino ao Extremo Oriente, em viagem que tivera início em Hamburgo, com passagem por Antuérpia, marcando a abertura do serviço do armador suíço entre a Ásia e o Norte da Europa." Eis o que nos espera.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Notícia desta semana traz uma revelação surpreendente. Em Melbourne, Austrália, uma águia-de-cauda-cunha atacou um drone que fazia imagens em uma área arborizada. O equipamento veio ao chão.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Marketing ainda é um assunto tabu no ambiente de negócios no Brasil. Semanticamente tem sido quase sempre ligado à publicidade, que se constitui uma das suas ferramentas. Estrategicamente, ele é desvalorizado em relação ao setor produtivo da organização. Em resumo, e em todas as atividades e em diferentes graus, recebe um tratamento de uma atividade secundária e bem dispensável. Inclusive nos portos brasileiros.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O presidente da Usuport-RJ, André de Seixas, requereu da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), pelo portal de acesso à informação, todos os estudos técnicos, análises de impactos regulatórios e demais documentos que embasem os referidos normativos, assim como justifique a inclusão de cada dispositivo nos mesmos. Seixas observa: "Estamos convictos de que não existirá necessidade de demora no envio do que foi solicitado, porque entendemos que, se a Antaq está submetendo tais normativos à Audiência Pública, é fato que produziu vastos estudos em torno dos mesmos. Então, nosso pedido está em consonância com o princípio constitucional da transparência que deve nortear a administração pública."

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!