De repente a tela do seu celular pode ficar escura e ao examiná-la mais atentamente encontrar uma frase do tipo: seu celular foi bloqueado e para recuperar seus dados deposite um valor em dinheiro neste número de conta bancária. O mesmo está acontecendo com os computadores, no mundo todo. Casos como esses são vítimas do vírus “ransomware”.
Esse vírus de computador desconecta o usuário de seu computador ou telefone e exige um resgate para conectá-los. Ao tomar consciência do ocorrido, as pessoas ficam desesperadas para recuperar os seus arquivos. Na negociação os criminosos variam o de preço do resgate, conforme a situação. Às vezes o preço é baixo, para concorrer com o valor a ser despendido para instalar o backup. Outras vezes ocorrem conversações onde o preço inicialmente se reduz até a baixo percentual, ou de quanto a pessoa está disposta a pagar para reaver seus arquivos.
As negociações e pagamentos de resgates demonstram que está instalada uma situação criminosa com um mercado a explorar. No fim estabelece-se um clima de decisão em que a empresa computa o custo de tentar alternativa com a ajuda da polícia, com demanda de tempo, que pode prejudicar sua estratégia de negócio, dentro do princípio de que tempo é dinheiro. Sob a ótica de combater esse tipo de ameaça, logicamente o caminho é não negociar e nem pagar. Mas, não tem sido o usual.
Quando os sistemas do departamento de polícia de uma cidade americana, em Massachusetts, foram afetados, especialistas em informática tentaram de tudo, sem sucesso na recuperação dos dados bloqueados. O backup externo foi corrompido e o gravado era antigo. Ante a falta de perspectiva de solução para o problema, a polícia, por meio de uma terceira pessoa, pagou o resgate. Por isso, o ransomware vem alimentando um negócio lucrativo e de baixo investimento que possibilita ganhos para os criminosos de centena de milhões de dólares. Nos últimos 12 meses houve um crescimento enorme no ransomware.
Cuidado em abrir emails desconhecidos podem evitar o acesso do ransomware. Como se fosse um raio de esperança, especialistas em segurança descobriram maneiras de desbloquear algumas formas de ransomware. Mas, infelizmente, também tem sido constatado que os criminosos cibernéticos estão desenvolvendo vírus mais sofisticados ainda.