Próximo ao escoamento de mais uma safra agrícola recorde, as autoridades do governo federal – dos portos até a de agricultura – se esmeram em discursos para os públicos interessados de que não será instalado um novo caos logístico nos principais portos brasileiros, com atenção especial ao maior, o de Santos. Foi assim, na última semana, em encontro do ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira, com a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). Silveira afirmou que o governo está desenvolvendo ação coordenada entre os diversos órgãos públicos, como o Ministério da Agricultura, Ministério dos Transportes, Secretaria de Portos, governo do estado de São Paulo, prefeituras da Baixada Santista, Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e agentes reguladores para coordenar a chegada de caminhões de granéis ao complexo portuário santista.
No Twitter do Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, rodovias que dão acesso ao Porto de Santos, podemos ler isso: "Cônego D. Rangoni, sentido Guarujá, tem lentidão do km 270 ao km 262, por causa do excesso de veículos comerciais." Ou isso: "Anchieta tem tráfego congestionado do km 34 ao 40 e do km 50 ao 55, sentido litoral. No sentido SP, o tráfego está lento do km 57 ao 55."
Dá para acreditar que o caos será evitado nos acessos ao porto santista?