Quinta, 28 Novembro 2024

Apresentada como o melhor lugar do mundo para a produção de aves em razão da associação de vários fatores: sanidade, recursos humanos e vocação para a atividade; mesmo assim, a avançada avicultura industrial de Santa Catarina enfrenta problemas para competir no mercado mundial. Entre esses, as deficiências infraestruturais.

Leia também
A realidade ferroviária apresentada pela Rumo
Entrevista - As ferrovias brasileiras e os problemas já seculares

O presidente da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), José Antônio Ribas Júnior, em entrevista recente, avalia a situação do setor. Ribar Júnior explica que no caso específico de Santa Catarina, "precisamos tratar da cadeia de abastecimento de grãos. Apenas a soja e o milho representam algo em torno 65% a 70% do custo do animal vivo. Essa é a grandeza do problema". E acrescenta: "O Estado é importador de grãos." Tal realidade, defende o empresário, impõe garantir competências em logística e armazenagem. "Uma malha ferroviária eficiente traria ganhos absolutamente sustentáveis para o Estado. Estamos atrasados 20 anos neste sentido. A cada ano perdemos competitividade comparativamente ao Paraná e ao Centro Oeste", queixa-se.

Para ele, a construção de um sistema ferroviário é uma ação impactante que ajudaria resolver a crise do abastecimento do milho.. "Reduzir o custo logístico poderia ter salvado muitas empresas que aqui estavam. Mas não podemos tratar apenas esta frente. Temos que disponibilizar mais grãos em nossa produção local. Aprender a trabalhar melhor com o mercado futuro, realizando contratos que permitam manter os custos gerenciáveis e trabalhar com alternativas de importação quando esta for viável e necessária", analisa.

O Estado barriga-verde tem mais de 17.000 suinocultores e avicultores produzindo num setor que emprega diretamente 105 mil pessoas e, indiretamente, mais de 220 mil trabalhadores com abate superior a 1 bilhão e 300 milhões de cabeças/ano. A avicultura brasileira se desenvolveu copiando o modelo de parceria produtor/indústria implantado em Santa Catarina a partir do início dos anos 1970.

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!