Eleições chegando, os políticos devidamente cadastrados precisam mostrar aos eleitores seus planos para quando forem eleitos. Tudo aquilo que o eleitor quer ouvir, embora nem sempre se realize, claro. Para ajudar os candidatos da Baixada Santista, apresentamos a seguir o Projeto Nenem, uma nova abordagem para uma ideia centenária, mas que incrivelmente ainda não saiu do papel.
Embora seja um projeto ousado, já podia ser executado com os conhecimentos de Engenharia de um século atrás, tanto que ao longo desses quase 100 anos diversos povos o adaptaram com sucesso
às necessidades locais, com grande maestria, e muitas dessas obras estão em perfeito funcionamento há muitos anos, servindo até de atração turística internacional. Imaginem se a esse plano forem incorporados os avanços surgidos desde então!
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Um exemplo é a Ponte Aquífera de Magdeburg, na Alemanha. Por coincidência, a ideia surgiu cerca de um século atrás, na mesma época em que na Baixada Santista eram lançados os fundamentos do Projeto Nenem, que explicaremos mais adiante. É a maior obra mundial do gênero fazer o cruzamento de duas vias fluviais com a passagem de embarcações de grande porte. Só foi inaugurada em outubro de 2003, pois precisou ser interrompida pela Segunda Guerra Mundial e pela chamada ‘Guerra Fria’.
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A China, onde quase tudo é superlativo, inaugurou em outubro de 2008 uma ‘pontezinha’ sobre o mar com só 36 quilômetros sobre a Baía de Hangzhou, com tráfego de ‘pouco mais’ de 40 mil veículos por dia. Não é preciso tanto assim na Baixada Santista, mas mostra que, quando se quer, não existe a palavra ‘impossível’. Tanto que o diminutivo ‘pontezinha’ se justifica: dez anos depois (outubro/2018), a mesma China inaugurou a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macao, com apenas 55 km de extensão...
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Para que vejam como o Projeto Nenem é viável, esqueçamos as grandes extensões e observemos outros detalhes. Podíamos citar os túneis sob o mar em diversos lugares do mundo, mas até neste quesito temos novidades: vem aí (em 2025) um túnel para navios. Sim, repetimos: Túnel Para Navios. Com calado até 12 metros. O objetivo da Noruega, com esta obra no Stadhavet (Mar de Star), é permitir navegação segura por uma área muito conhecida pela combinação de turbulências do mar e dos ventos, durante uns 100 dias por ano. Para variar um pouco na cronologia, a primeira proposta do Stad Skipstunnel foi feita... em 1874! (estamos em boa companhia em termos de projetos, não é?)
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Demonstrada está a capacidade da Engenharia solucionar até coisas que pareceriam inimagináveis, como um ‘túnel sobre o mar’ (manchete de um jornal santista, bastante ironizada na época). Afinal, foi mais ou menos isso o que aconteceu entre Kastrup (na costa dinamarquesa) e Lernacken (no litoral sueco), para ligar as capitais dos dois países. Mais que isso, a solução adotada foi uma ponte que vira túnel... ou um túnel que vira ponte. A Great Belt Bridge está em uso contínuo desde o ano 2000.
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Nem foi preciso dizer, o leitor esperto já percebeu que o Projeto Nenem se refere à ligação entre Santos e Guarujá. Prestes Maia teve um estudo sempre citado sobre o assunto, em meados do século XX, mas quem consultar o jornal santista A Tribuna de 23 de janeiro de 1927 verá destacado na primeira página o projeto de um túnel por onde passariam até bondes (antes que interesses diversos ‘municipalizassem’ todos os serviços de transporte coletivo, mostrando que ainda estamos longe de voltar aos tempos em que a metropolização dos transportes era fato corriqueiro).
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E qual a razão desse nome esdrúxulo, “Projeto Nenem”? Ora: Nenem, como redução de “nem-nem” (nem túnel, nem ponte), pois apesar de todos os projetos dos últimos cem anos, pouco foi feito, além de maquetes para uma campanha eleitoral, gastos infindáveis com empresas de consultoria, anúncios verborrágicos de datas oficiais para o início de uma obra ainda conceitualmente discutida, apesar de ter sido definida como túnel (e, como tal, incluída numa parceria entre os governos estadual e federal), com estudos em andamento sobre impactos ao ambiente, às estruturas urbanas e às questões viárias metropolitanas, bem como ao próprio tráfego portuário. Quase nem se fala em outra opção—que eliminaria algumas das questões de profundidade e altura hoje colocadas em relação à ponte (ou ao túnel) e à expansão da própria operação portuária —, que é a construção de um porto offshore na Baixada Santista...
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A Baixada Santista tem um gargalo limitando tremendamente sua expansão econômica e perde muito com esse impasse. A última promessa do Governo de São Paulo (feita em março) é que em dezembro de 2024 ocorrerá a licitação para escolha da concessionária da obra. Já que — desta vez — não se fala em data para inaugurar o túnel imerso, fica sugerido o simbólico dia 23 de janeiro de 2027, comemorando o centenário do projeto apresentado pelo arquiteto Enéas Marini. De modo otimista, embora o retrospecto de promessas e controvérsias faça pensar que cem anos não bastem para vermos a luz no fim desse túnel. Em tal contexto, este Projeto Nenem surge como forte opção para análise pelos senhores candidatos...
Portal do túnel para navios Stad Skipstunnel
Imagem de projeto em domínio público (Wikipédia)