Sábado, 27 Abril 2024

A distribuição de uma empresa é o suprimento da outra.

O comércio mundial depende largamente da navegação, por ser a forma de menor custo de transporte de carga em geral, volume e peso. Comumente, o transporte marítimo é limitado pela situação do destino da carga em relação à costa. Ao se abordar a distribuição física de mercadorias porta à porta (door to door), utilizando as novas tecnologias de controle e de tomada de decisões, como Blockchain e Inteligência Artificial (IA), o negócio de condomínios logísticos desloca-se da visão imobiliária para ter papel inovado na logística integrada.

Dad 04JAN2024Condomínio Logístico em Contagem – Bresco.

Veja mais
* Condomínios logísticos e a reindustrialização

Por consequência da pandemia que impulsionou o home-office, o e-commerce teve um crescimento que superou qualquer expectativa e descortina um novo horizonte de consumo e distribuição no comércio global. Assim, os condomínios logísticos destacam-se como fatores competitivos da logística tecnológica e abrem novas frentes de diálogos com os diferentes atores do comércio mundial. Como inovação marcante na forma de comercializar, armazenar e movimentar mercadorias para melhor atender às demandas do cliente e expandir a tecnologia existente.

Veja mais
* O ESG e o estilo de vida saudável e sustentável

Essa nova perspectiva está diversificando e ampliando celeremente os investimentos no setor, que no passado recente era foco do setor imobiliário. Em um crescendo, promove agilidade e competitividade à logística porta à porta, com aplicação de tecnologias avançadas na movimentação e armazenamento de mercadorias, na corrida aqui e agora (just-in-time). Entretanto, há muito a ser tratado na conexão global nesse horizonte da logística integrada. Pois no caso de importação e exportação, exigem procedimentos elaborados inerentes ao comércio exterior e que necessitam ser inovados,

Veja também
* Condomínio logístico é novo tempo do just-in-time

Nesse sentido de modernizar, são adotadas as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança, nas iniciais em inglês), como rotina no desenvolvimento territorial da logística em áreas urbanas. Atualmente no Brasil são aproximadamente 900 condomínios logísticos em um processo dinâmico de integração do comércio que também cruza portos e aeroportos, cada vez mais intenso e ágil. Portanto, implica considerar as conexões ocultas para uma vida sustentável no espaço compartilhado por cargas, transportes e as pessoas.

Veja ainda
* IA, automação, ESG estão no foco logístico em 2023

Como ator e partícipe nesse palco e dessa cultura em aperfeiçoamento e definitiva, Portogente lança o troféu ESG-CondLog, como destaque de exemplos, mediante um debate aberto e amplo desse processo, na forma de transportar, armazenar e distribuir. As lideranças envolvidas nos negócios da distribuição física precisam conhecer a dinâmica detalhada de todas essas três práticas, para serem capazes de distinguir, principalmente, as novidades que surgem, como condição básica para um progresso sustentável.

Veja mais
* O que deve impulsionar o varejo em 2024?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto