Sábado, 27 Abril 2024

Não há nada mais difícil de controlar, mais perigoso de conduzir, ou mais incerto no seu sucesso, do que liderar a introdução de uma nova ordem ( Nicolo Machiavelli / 1469-1527)

A aplicação de tecnologia digital na produção industrial e na distribuição física, que trata da logística de bens acabados e semi-acabados, é o roteiro da reindustrialização brasileira pilotada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e anunciada como a reversão da desindustrialização nacional, que ocorre há décadas. Em última análise, trata-se da competitividade no comércio exterior, a saúde da economia doméstica e a geração de emprego no País.

Dad 27NOV2023Condomínios logísticos: quais são os seus diferenciais? Crédito: Agile by intelipost.

Veja mais
* Portos de Santos e do Maranhão disputam hinterlândias

Nesse horizonte, tem destaque o papel dos condomínios logísticos, na distribuição ágil da produção. Setor com crescimento com o e-commerce e apesar das oscilações do seu desempenho, a perspectiva é otimista. Para o mercado de usuários finais, foco daqueles que criam produtos, os consumidores industriais. Bem como, os consumidores finais, alvo das empresas que, por sua vez, vendem seus produtos aos seus clientes.

Veja ainda
* Quick commerce: a logística como diferencial

Tecnologias, como a Blockchain e a Inteligência Artificial (IA), potencializam uma logística pontual e sem erros, tendo os condomínios logísticos como parte da rede de distribuição. Uma tendência na formação de conglomerados logísticos, bem como fator de restruturação produtiva das zonas portuária e aeroportuária, de modo a otimizar suas transições para o modal terrestre. Condições que modelam nova filosofia de operação, como as Estações Aduaneiras do Interior (EADI), mais ágeis.

Veja também
* Blockchain na logística

Uma nova filosofia de operação, em redes globais, com formas de contratos de transportes mais flexíveis, com novas condições e custos finais mais baixos. Como já ocorre de o armador vender espaços dos seus navios diretamente ao responsável da mercadoria e tornar desnecessário o agente transitário, na logística porta à porta. Uma realidade que impacta também diversos setores profissionais, e o número de pessoas envolvidas reduzido drasticamente.

Veja ainda
* Maersk será pioneira na primeira conversão de navio porta-contêineres para motor de metanol bicombustível

O Brasil deve implantar essa inovação, na plenitude, como oportunidade de novas visões e atividades, a exemplo das práticas ESG e a tecnologia Blockchain. No setor de Condomínios Logísticos, as empresas terão de conquistar e sustentar a vantagem competitiva, em um cenário de estruturas e tecnologias adequadas, para intensificar a produção e a logística. Nesse novo horizonte, avulta a nova industrialização.

Veja também
* Não basta implementar ações ESG, é essencial comunicar

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto