Sexta, 22 Novembro 2024

É importante que a autoridade portuária identifique a competição entre portos.

As cenas do golpismo intentado contra a sede do governo do Brasil e abatido, neste início de semana, pela competência dos poderes da República e mobilização cívica, esboçam uma estruturação e consciência nacionalmente comprometidas com a democracia e certeza do caminho a seguir, expresso legitimamente nas urnas. A solidariedade prestada ao presidente Lula, por líderes mundiais, confirma a sua percepção do mundo e consolida o seu importante papel no novo cenário das relações bilaterais. Apoiado majoritariamente por governadores, entre os quais o de São Paulo, o pujante estado brasileiro, une esforços para enfrentar os reais problemas do País.

Dad 27OUT2022

Leia mais
* Márcio França deveria dialogar com o Conselho de Autoridade Portuária sobre diretores do Porto de Santos

Atualmente, o comércio marítimo vive uma perspectiva de demanda da carga cada vez mais pessimista. Como consequência, interrompe os pedidos de novos contêineres, os alugados são devolvidos; aumenta a demanda de armazenagem desses equipamentos vazios que sobrecarregam os depósitos. Um cenário bem adverso da realidade do setor, até há pouco tempo. A causa é a crise econômica, que reflete na indústria naval e diminui a sua produção. Uma transição de cenários: de um presente sustentado pelo passado que adentra um futuro de muitas incertezas e tantos desafios.

Leia mais
* A Amazônia como produto Caviar

Decerto essa crise está atravessando os mares e deve ser devidamente tratada, acalmada e superada, no âmbito do nosso território, com a conjugação dos quatro elementos do progresso: trabalho, capital, recursos e inovação. Produtividade dos portos, impulsionada por novas tecnologias e qualidade dos seus gestores, é fator essencial para o sucesso do comércio internacional. As logísticas globais, daqui para frente, terão uma agilidade competitiva centrada na inovação. As políticas comerciais do governo Lula, como anunciado, irão buscar o acesso aos mercados abertos em todos os países. Para serem eficazes, elas não podem ser meros instrumentos de influência e interesses políticos, sem alinhamento com a produtividade das logísticas e prosperidade nacional.

Leia mais
* Porto de Santos com força política no Congresso

Como foi determinado na primeira reunião ministerial, o presidente Lula quer ritmo acelerado de seus ministérios. E isto deve ser cobrado dos portos. Para tanto, é essencial descentralizar de Brasília a tomada de decisões gestoras dos portos. Desta forma, terá flexibilidade adequada, alinhada à realidade da sua comunidade. Independente se a administração seja pública ou privada. A começar pela diretoria do porto ter a anuência do Conselho de Autoridade Portuária, ainda que de modo consultivo. Os fatores determinantes têm a ver com os incentivos que movimentam os que estão dentro do sistema.

Leia mais
* COP 27 é o palco correto para o empreendedorismo brasileiro

O Novo Ano estimula a conquista do sucesso e no Brasil inicia um novo governo, com total mudança de rumo. No Porto de Santos não pode haver mais tolerância aos erros, sob risco de comprometer o seu futuro. Tem uma comunidade com excelentes competências do negócio portuário. A questão a ser resolvida é a meta a ser atingida. Isto é um debate intenso e estruturado, com objetividade e aberto na Web. De pronto, a já muito atrasada privatização do canal de acesso ao porto. Proposta, esta, bem demonstrada pelo Engº Luiz Alberto Costa Franco, que chefiou e estudou esse assunto, com competência e paixão, por quatro décadas.

Leia mais
* Porto de Santos: desestatização X gestão tripartite

Privatizar o canal de acesso ao Porto de Santos será um brilhante início da gestão do ministro de Portos e de Aeroportos, Márcio França. Oportuno refletir David Osborn, “o governo pertence à comunidade: ao transferir o poder de decisão, dá responsabilidade aos cidadãos em vez de servi-los”.

Leia também
* Engenheiro destaca vantagens técnicas e ambientais de túnel na ligação entre Santos e Guarujá

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!