É preciso que tudo isso faça sentido e seja projetado nas realidades em que as pessoas vivem. (Peter Drucker)
Os descobrimentos do século XV alavancaram um patamar de desenvolvimento, pela tecnologia, que hoje acontece com a exploração de Marte, para vencer este desafio em escala distinta. A pandemia acelerou a implantação desses novos conhecimentos no cotidiano. Três vetores impulsionam essa transição acelerada no setor portuário mundial: logística verde, tecnologia digital e sustentabilidade. Uma forte transformação econômica e social.
Leia também
A verdade e a desestatização do Porto de Santos - Portogente
Ao assistirmos essas mudanças em curso agilizando a movimentação de cargas e pessoas, no comércio e turismo internacionais e, consequentemente, afetando a logística no mundo, como responderão nossos portos, compativelmente à essa realidade? Cabe analisar ações e reações nos portos. Pois, nesse novo tempo de “fazer cada vez mais com cada vez menos”, é preciso transformar a ameaça em desafio e, este, em oportunidade.
Leia também
Bussinger defende adoção de modelos portuários dos grandes portos e pede "lipoaspiração já" no processo decisório - Portogente
Nesse panorama de competitividade acirrada, o caminhar sem rumo do programa de desestatização dos portos aponta no sentido contrário da razão e prenuncia crise política. Em outra direção e sentido, para transformar a ameaça em oportunidade, Itajaí dá o exemplo e o projeto Santos2050 propõe, bem como justifica didaticamente, a diretriz que prioriza o desenvolvimento. De forma que todos interessados percebam e participem do debate.
Leia também
Porto de Itajaí rejeita programa de desestatização - Portogente
Foi positiva a reunião de anteontem do Portogente com o secretário de Logística e Transportes de SP, João Octaviano Machado Neto, sobre a proposta Santos2050. Trata-se de uma visão holística e avançada de fomento do desenvolvimento com a logística do Porto de Santos. Um propósito com alvo, que delimita o que deve ser analisado para solucionar o problema, levando em conta o perfil do principal porto do Hemisfério Sul e que vem perdendo carga.
Leia também
Proposta Santos2050 será apresentada ao governador João Doria - Portogente
Na próxima semana, estarão detalhados e serão apresentados os eixos dessa proposta, que expressam o anseio de uma comunidade. Decorrentes de uma correlação direta entre o conhecimento praticado na organização e o nível de resultado a ser atingido, na reforma de um porto vital para sua região e ao País. De forma a mitigar os eventos negativos e promover o progresso econômico do mais pujante Estado do Brasil.
Leia também
Região Metropolitana do Porto de Santos exige túnel submerso - Portogente