O pensamento é grandioso, ágil e livre, a luz do mundo e a própria glória do homem. (Bertrand Russel)
A necessidade de pensar o papel inerente ao porto com visão de futuro não é valorizada no programa de desestatização do Ministério da Infraestrutura (MInfra), como rumo a portos seguros. Conceitos confusos - fundamentados nos portos australianos - poderão prejudicar a qualidade da decisão complexa sobre o modelo que corrija as deficiências e gere potência. A proposta Santos2050 assegura a competitividade mundial do Porto de Santos.
Acervo Portogente.
Editorial Portogente
* Municipalizar o Porto de Santos para alcançar o futuro
“Municipalizar o Porto de Santos para alcançar o futuro” é uma proposição cujo contexto remete ao webinar “Administração Portuária Condominial: Um modelo de privatização alternativo para as Companhias Docas”. Trata-se de uma evolução de governança portuária cuja autoridade se concentra em um foco mais independente, como porto empreendedor, autoridade para tomar decisão e longe da estrutura tradicional do município.
Artigo | Frederico Bussinger
* Administração Portuária Condominial: Um modelo de privatização alternativo para as Companhias Docas
Nesse sentido e diferente de entender a reforma portuária como uma fazenda de ativos, Portogente considera o porto como um motor gerador de riqueza regional. E quanto ao modelo operacional, deve reduzir as assimetrias concorrenciais entre privados dentro (arrendatários e operadores) e fora (TUPs) da poligonal. Um debate imperativo no âmbito da comunidade portuária que olha à frente, os próximos 30 anos, foco da proposta Santos2050.
Leia também
* A hora H da inovação dos portos brasileiros
O propósito governamental de reformar os portos está posto. Assim, as diferentes visões dos atores do Porto de Santos do futuro estão frente ao desafio de conquistar oportunidades de negócios e êxitos, em uma complexidade econômica e social, maior do que antes. Impulsionadas pela inovação tecnológica e energética, incorporando novas áreas de atividade como os condomínios e as plataformas logísticos. Com visão holística, Portogente debate o já percorrido e os caminhos ao futuro.
Leia mais
* O programa de desestatização dos portos ameaçado
Esse cenário exige autoridade portuária e comunidade do porto alinhadas numa só direção, para atrair negócios e investimentos, rumo ao desenvolvimento. Santos2050 é a resultante de um debate profundo e intenso do melhor modelo para o Porto de Santos chegar ao futuro. Cujo sucesso depende da imprescindível participação dos seus atores e principais interessados, para ser ágil e ter estrutura estratégica para receber navios modernos.
Editorial | Portogente
* Túnel imerso do Porto de Santos na travessia ao futuro