É preciso que as “humanidades” voltem a ser o que deveriam ser: luzes que nos ajudam a enxergar e que nos orientam para as ações corretas (Peter F. Drucker)
Apesar do destaque negativo da pandemia, a região do Arco Norte é palco de um novo e pujante ciclo econômico da Amazônia. Trata-se de um processo de ruptura de formas arcaicas de aproveitamento de recursos, através da presença forte da universidade, com maior produtividade da mão de obra e do capital investido: pelo conhecimento, infraestrutura e tecnologia. Essa nova formação econômica da região impulsiona a integração nacional.
Facilitação gráfica sobre a iniciativa Uma Concertação
pela Amazônia, produzida pela Ideia Clara
Leia também
* Webinar As Oportunidades do Arco Norte
Toma corpo na região o espírito da iniciativa cidadã que construiu forte os Estados Unidos da América – EUA. Grupos com participantes de múltiplas atividades e interesses estão sendo formados para suprir as faltas do Estado. O resultado é um levantamento minucioso desse imenso território, de dimensão e características extraordinárias, necessário para definir e fomentar ações.
Artigo | Frederico Bussinger
* Arco Norte: Como transformá-lo em realidade? (*)
É nesse contexto que vem ocorrendo de forma entusiasmada o engajamento do setor privado, para demanda e integração do potencial produtivo, na formação de capital e geração de trabalho. Ao mesmo tempo, pelas exigências da exploração sustentável dos recursos naturais locais, é necessário desenvolver na sociedade os conceitos de modernidade, nas suas múltiplas dimensões. Assim, preservar e competir globalmente. Daí a importância dos programas de ensino para habilidades.
Artigo | Tania Salvador
* O potencial econômico da Amazônia Ocidental e o projeto Barra Norte
Essa plataforma de aprendizado, em síntese, constitui-se em uma revolução cultural, pelo desenvolvimento do prazer de aprender. Como diz o velho ditado “fazendo com que pessoas comuns façam coisas extraordinárias”. Motivado a participar dessa marcha para o Arco Norte, Portogente está desenvolvendo parceria para oferecer ”cursos on-line difusores de tecnologia e inovação” motivacionais e formadores de liderança corporativa.
Editorial | Portogente
* SOS Amazônia
A razão desse novo despertar da região amazônica são os novos sistemas logísticos que adentram de forma sustentável àquela imensa e rica área. Eles formam base para o comércio e o desenvolvimento. Apesar da incerteza inerente à uma nova ordem, no caso em tela, o sucesso é certo.
Facilitação gráfica sobre a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, produzida pela Ideia Clara