Ministro da Infraestrutura acredita que a revolução chegou ao Porto de Santos. Como esta interface chega à sociedade das cidades - Santos e Guarujá - que abrigam o maior porto do Hemisfério Sul?
Nesta segunda-feira (16/11), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou os contratos dos terminais de celulose leiloados em agosto (STS14 e STS14A) com a Eldorado Brasil Celulose e a Bracell Celulose. Os arrendamentos renderam R$ 505 milhões em outorgas ao Governo Federal por um contrato de 25 anos de duração. Os terminais têm investimentos previstos de R$ 420 milhões – incluindo acessos rodoferroviários –, com outros R$ 110,9 milhões de arrendamento fixo para a Santos Port Authority (SPA), administradora do porto.
Ministro Tarcísio Gomes de Freitas no ato da assinatura dos contratos, em Santos (SP). Crédito: Divulgação | MInfra.
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Na oportunidade, a autoridade celebrou: “Celebrar a assinatura desses contratos é celebrar a confiança dessas empresas no Brasil. O Brasil tem vocação para ser grande e tenho certeza que será grande porque tem gente competente que trabalha sonhando com isso.”
O ministro reforçou a importância do programa de concessões do Governo Federal, que prevê mais de 50 leilões em 2021. Entre eles, o dos dois terminais de granéis líquidos combustíveis (STS08 e STS08A), que podem render cerca de R$ 1,2 bilhão. O projeto, que aguarda aprovação no TCU para a publicação do edital de concessão, é considerado o maior de arrendamento portuário nos últimos 15 anos.
“O porto de Santos vai passar por uma revolução com novos acessos e terminais que fazem parte da preparação para se tornar o porto do futuro. Queremos que o porto de Santos seja o maior do hemisfério sul”, afirmou o ministro.
Oportuno diante desse tema, indicar o webinar Aliança sustentável entre Porto e Cidade: