É de extrema importância que as medidas de segurança sejam de alto padrão.

Acerta o Conselho Editorial do Portogente ao pautar o tema “Condomínio Alemoa um imenso risco ao Porto de Santos” para o Webinar Semanal Portogente (WSP) do próximo dia 13 de outubro. A velocidade atual dos meios de comunicação vem acelerando a sensibilização ambiental. Imagens de desastres ecológicos são difundidas no mesmo instante no mundo inteiro. Igual aconteceu na explosão no porto de Beirute e o incêndio no terminal da Ultracargo em Santos, na Alemoa, no litoral paulista. Assim, evita-se outras tragédias.

Ultracargo PgAcidente da Ultracargo, em área do Porto de Santos, no litoral paulista. 

Leia também 
Incêndio da Ultracargo: crime ou acaso?

O distrito industrial e portuário da Alemoa, um empreendimento privado, onde são estocadas e operadas grandes quantidades de produtos perigosos, precisa ser amplamente debatido, no sentido de promover a sua avaliação. Suas condições de operação não atendem satisfatoriamente às normas de segurança e seus riscos são enormes. Pois sua área é encravada entre áreas portuária e urbana e tem deficiências de projeto com riscos intoleráveis.

Artigo | Rafaella Martinez Vicentini 
O outro lado do incêndio da Ultracargo

Sua mobilidade urbana e rota de fuga precisam ser melhor entendidas, tanto no âmbito do porto quanto da cidade em seu entorno. Tivesse a Ultracargo sido tratada com o rigor das normas, o seu incêndio trágico teria sido evitado. Nesse distrito estão localizadas mais de 30 empresas e aproximadamente 3.000 pessoas trabalham na sua área. No seu entorno localizam-se também manguezais, flora e fauna. Todavia, não são feitos investimentos imprescindíveis.

Da Redação 
Acordo para compensar incêndio da Ultracargo será assinado

Trata-se de terminais de produtos químicos que precisam ter avaliada a sua capacidade para combater um eventual incêndio. No âmbito do trabalhador, à luz da NR29 (Norma Regulamentadora da Segurança e Saúde no Trabalho Portuário), quais a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais? A facilidade aos primeiros socorros a acidentados, em um terminal que carece de via de circulação.

Editorial
Segurança no Porto de Santos é fogo

Diante desse preocupante cenário, qual é o padrão de fiscalização regular? O debate estruturado dessas questões urgentes possibilita a inteligência das ações e coisas necessárias para garantir eficientes sistemas de segurança e prevenção de acidentes, bem como colocará luz nas responsabilidades.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website

O que você achou? Comente