Enquanto não descobrem a vacina para nos proteger do ataque do coronavírus, a tecnologia desenvolve rastreador que nos mostra onde mora o perigo. No Reino Unido estão planejando para lançar um aplicativo para rastrear possíveis infecções por Covid-19. Um avanço significativo para achatar as curvas de contaminação, controlando quem pode estar doente e não sabe ainda.
Editorial
* Estado nacional não pode fraquejar, precisa defender sociedade e economia
Quando uma pessoa tiver um resultado positivo para o COVID19, essas informações serão enviadas a um servidor, que alertará todos os usuários de aplicativos que tiverem contato com a pessoa sobre sua exposição ao vírus. E essas pessoas passam também a ser rastreadas.
Leia ainda
* Debate sobre portos no Portogente sem coronavírus
O aplicativo atualiza um banco de dados online com os códigos dos contatos da pessoa infectada. O banco de dados é baixado para os telefones periodicamente, para que os usuários do aplicativo sejam atualizados sobre se foram expostos ao vírus. Isso vai otimizar com menor custo a testagem de pessoas com potencial do vírus ter sido passado para elas.
Notícias corporativas
* Concessionárias de rodovias paulistas contra a propagação do coronavírus
Os dados de localização podem ser incrivelmente reveladores e sensíveis, mostrando onde as pessoas vivem, trabalham, a quais médicos procuram e com quem se associam. No caso de rastrear contatos, não importa o local onde eles se encontram. Basta que dois indivíduos estejam um próximos, para que um deles passe o vírus para o outro.