Entre os principais objetivos de uma autoridade portuária está o de prover e desenvolver a infraestrutura necessária do porto, como uma unidade econômica e operacional.
A profundidade à navegação é fator determinante para a competitividade de um porto. A operação de embarcações de maior calado, com maior capacidade de transporte, é fundamental para a prática da economia de escala. O fracasso nas contratações das dragagens portuárias tem sido o calcanhar de Aquiles da nossa produtividade no comércio marítimo. E atola o Porto de Santos, o mais importante do Hemisfério Sul, na lama do seu canal.
Editorial
* Nota oficial da Codesp sobre "dragagem emergencial imprópria"
* Porto de Santos na travessia para uma Nova Abertura
Há quase um ano o Porto de Santos tenta contratar, e não consegue, a dragagem do seu canal de acesso. Aparenta falta de conhecimento, tão ou mais danosa que a má intenção. Ambos são sinais de má gestão que levam à ineficiência. Dragagem é um serviço especializado e envolve eficientes investimentos. Foram realizados três certames para contratar esses serviços. O primeiro foi um hermético chamamento emergencial que, sem ter ocorrido até agora, contraria seus fundamentos.
Dia a Dia
* Custo do Porto de Santos ameaçado
O seguinte, no início de junho recente, foi um convite festivo implorando, como se precisasse, projetos para concessão do canal de acesso ao porto e que, como era de se esperar, provocou interpretações mordazes e inadequadas à uma administração pública. Diferente do discurso realizador do ministro Tarcísio Gomes de Freitas, aconteceu, um mês atrás, o pregão que permanece inerte, sabe-se lá com que propósito. Fica a impressão de que se contrata serviço de engenharia especializada como se compra utensílios.
Editorial
* Dragagem imprópria e prejudicial
Atento aos fatos da logística nacional, Portogente há muito aponta a ineficiência da dragagem do Porto de Santos. Resultado de gestões equivocadas e pouco comprometidas com os setores produtivos do País. Esta realidade agrava custos e atravanca o desenvolvimento do potencial da sua comunidade. Um conceito dissonante dos patamares portuários referenciais no mundo, para um porto que atua em uma área de negócios globalizada, na qual cresce o volume de movimentação e amplia a diversidade de importações e exportações.
Dia a Dia
* O que significa privatizar o Porto de Santos?
Como é fácil verificar, a profundidade do canal de acesso ao Porto de Santos está longe de atender às aspirações da sua comunidade, de poder receber modernos navios com 17 metros de calado.
O que o Ministério da Infraestrutura tem a dizer sobre isso para os operadores portuários de Santos, importadores e exportadores que pagam essa conta?