Entre os principais objetivos de uma autoridade portuária está o de prover e desenvolver a infraestrutura necessária do porto, como uma unidade econômica e operacional.

A profundidade à navegação é fator determinante para a competitividade de um porto. A operação de embarcações de maior calado, com maior capacidade de transporte, é fundamental para a prática da economia de escala. O fracasso nas contratações das dragagens portuárias tem sido o calcanhar de Aquiles da nossa produtividade no comércio marítimo. E atola o Porto de Santos, o mais importante do Hemisfério Sul, na lama do seu canal.

Dad 02NOV2019

Editorial 
Nota oficial da Codesp sobre "dragagem emergencial imprópria"
Porto de Santos na travessia para uma Nova Abertura

Há quase um ano o Porto de Santos tenta contratar, e não consegue, a dragagem do seu canal de acesso. Aparenta falta de conhecimento, tão ou mais danosa que a má intenção. Ambos são sinais de má gestão que levam à ineficiência. Dragagem é um serviço especializado e envolve eficientes investimentos. Foram realizados três certames para contratar esses serviços. O primeiro foi um hermético chamamento emergencial que, sem ter ocorrido até agora, contraria seus fundamentos.

Dia a Dia 
Custo do Porto de Santos ameaçado

O seguinte, no início de junho recente, foi um convite festivo implorando, como se precisasse, projetos para concessão do canal de acesso ao porto e que, como era de se esperar, provocou interpretações mordazes e inadequadas à uma administração pública. Diferente do discurso realizador do ministro Tarcísio Gomes de Freitas, aconteceu, um mês atrás, o pregão que permanece inerte, sabe-se lá com que propósito. Fica a impressão de que se contrata serviço de engenharia especializada como se compra utensílios.

Editorial 
Dragagem imprópria e prejudicial

Atento aos fatos da logística nacional, Portogente há muito aponta a ineficiência da dragagem do Porto de Santos. Resultado de gestões equivocadas e pouco comprometidas com os setores produtivos do País. Esta realidade agrava custos e atravanca o desenvolvimento do potencial da sua comunidade. Um conceito dissonante dos patamares portuários referenciais no mundo, para um porto que atua em uma área de negócios globalizada, na qual cresce o volume de movimentação e amplia a diversidade de importações e exportações.

Dia a Dia 
O que significa privatizar o Porto de Santos?

Como é fácil verificar, a profundidade do canal de acesso ao Porto de Santos está longe de atender às aspirações da sua comunidade, de poder receber modernos navios com 17 metros de calado. 

O que o Ministério da Infraestrutura tem a dizer sobre isso para os operadores portuários de Santos, importadores e exportadores que pagam essa conta?

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*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website