Agora está próximo o lançamento, a Amazon anuncia, para breve, a entrega de pacotes por drones. A Amazon Prime Air vai iniciar esse serviço nos Estados Unidos. O licenciamento dos drones é para um ano, renovável. Como toda tecnologia ao ser aplicada, haverá muitos ajustes a serem feitos. Será um novo paradigma do serviço de entrega, custos operacionais mais baixos e desemprego de entregadores.
Decerto já foi realizada uma entrega experimental com sucesso. Com capacidade de carga até 5kg e raio de viagem até 25km, o objeto voador não tripulado percebe e desvia de objetos, pessoas e até de fios de eletricidade e de varais. Nesta fase, foram definidas áreas para voos autorizados. Está prevista também a ampliação desse serviço para outros países.
Leia também
* Drones continuam parando aeroportos
Com seis rotores propulsores, a percepção do seu entorno é realizada por meio da integração de dados de sensores visuais, térmicos e ultrassônicos, No caso do ambiente de voo mudar ou a missão programada conflitar com algo inesperado, ele não realiza a operação por si só. Estas características garantem a autonomia de segurança, desconectada dos controles monitorados e da própria programação.
Leia ainda
* Drones e inteligência artificial impulsionam uso de energias renováveis:
Voando em ambientes onde os impactos sonoros são indesejáveis, é natural que será necessário superar o seu ruído. Ainda que não sejam superiores aos que se ouve no cotidiano das cidades, essas exigências são mais rigorosas com os novos padrões. Isto deverá ser superado. Assim, o prazer de receber a encomenda com agilidade também poderá ser desfrutado em qualquer hora do dia. Até mesmo na silenciosa madrugada.