Quinta, 18 Abril 2024

Com seu nome aprovado pelo Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio de Carvalho assume a presidência do Porto de Santos em clima de forte turvação. Apresenta-se anunciando realizar parcialmente as teses defendidas por Portogente para melhorar o acesso marítimo e terrestre do mais importante porto do Brasil.

Porto Santos desenho Dad 2Foto: Porto de Santos.

Tércio encontra um porto arrasado por ausência de administração e tomado pela corrupção. Diretores presos pela Polícia Federal e demitidos pelo Consad é a expressão do caos que vem há anos assolando o mais importante complexo portuário da América do Sul. Localizado em estreita faixa entre dois relevantes ecossistemas, a expansão do Porto de Santos demanda soluções sofisticadas para as quais até agora não houve competência de gestão. Reverter com sucesso essa situação e buscar o tempo perdido é um desafio quase mitológico.

Leia mais
* Desafios de Casemiro no Porto de Santos

As metas apresentadas são teses que Portogente defende há quase vinte anos. A concessão do canal de acesso marítimo ao porto significa maior produtividade e transparência na manutenção das profundidades à navegação. No entanto, o acesso terrestre, que deveria ter o mesmo tratamento no programa de Tércio e ser concessionado, parece que irá permanecer um gargalo e com baixa qualidade de manutenção, caso não se reveja o anunciado. Contratos de longo prazo e controle por resultado realizado por firma única, de concessão do acesso terrestre e marítimo ao Porto, favorece solução logística integrada.

Leia também
Presidente e diretor da Codesp são presos pela PF; assista ao vídeo que deu início às investigações

Decerto que a produtividade possível e pertinente aos portos mundiais não se consegue com uma descentralização de gestão meia boca, como se aguarda o esclarecimento do secretário Nacional de Portos Diogo Piloni. Fazer a mudança de paradigma do contrato de dragagem considerando a sobredragagem, como rendimento, não será possível sem total autonomia da Autoridade Portuária para realizar uma negociação com forte alinhamento com o negócio portuário. Trata-se de detalhes de economicidade, geradores de produtividade e competitividade. Nesse contexto tem relevância os fatores valorosos e exclusivos. Cenário de muita complexidade para ser tratado no âmbito de uma secretaria que cuida dos interesses distintos de 36 portos nacionais.

Leia mais
A descentralização dos portos do secretário Piloni

Desde que foi centralizada em Brasília a gestão do Porto de Santos, por falta de continuidade ou principalmente por frequente incompetência na direção do porto, o Brasil perdeu muita competitividade no comércio internacional. Basta se espelhar nos grandes complexos portuários mundiais para verificar o que aqui se atesta. Nunca é demais repetir que nenhum porto com referência mundial tem administração centralizada. Entre os raros portos de gestão centralizada, onde predominam os africanos, no centro de decisão portuário brasileiro, em Brasília, não passa navio.

Leia ainda
Antaq não explica R$ 12,5 milhões de outorga não pagos

A ruptura administrativa que atingiu o Porto de Santos é uma oportunidade alvissareira para se construir o hub porto, concentrador, Sul-americano e do Caribe, com qualidade.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto