Noticia a Agência Senado que foi criada, nesta terça-feira (4/09), o Programa Bicicleta Brasil (PBB), cujo objetivo é incentivar o uso da "magrela" para melhoria das condições de mobilidade urbana. A medida está prevista no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 83/2017, que segue para o Plenário com urgência.
Pedro França/Agência Senado
Leia mais
* Bicicleta pede passagem na cidade do futuro
* Mobilidade urbana: como inserir a bicicleta nas cidades
* Mobilidade urbana melhora qualidade de vida
Para estimular a integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo em todo o País, o PBB vai apoiar os estados e municípios na instalação de bicicletários públicos e na construção de ciclovias e ciclofaixas, além de promover campanhas de divulgação dos benefícios do uso desse meio de transporte.
Conforme o projeto, o programa vai integrar a Política Nacional da Mobilidade Urbana (Lei 12.587, de 2012) e será financiado por 15% do total arrecadado com multas de trânsito e coordenado pelo Ministério das Cidades.
Uma medida, sem dúvida nenhuma, importante para termos boas cidades, bom trânsito e um ambiente mais saudável. Todavia, que essa matéria ao ser aprovada não se perca entre burocratas e burocracias nas fileiras governamentais de todos os níveis. Projeto bom é projeto que se torna realidade.