Segunda, 31 Março 2025

Portogente, desde 6 de junho último, pergunta à diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que tem à frente José Alex Botelho de Oliva, porque foi pago o montante de R$ 18 milhões pelos quase R$ 5 milhões aprovados dos valores reclamados pela Dragabrás referente à dragagem do canal do Porto de Santos. Até agora a empresa não deu qualquer resposta. A diretoria demonstra que a Lei 12.527/2011, a denominada Lei de Acesso à Informação, não tem vez no complexo portuário santista. Mesmo o assunto sendo valores pagos de contrato público com indício de grave irregularidade.

600 Leilão portos

Leia também
Ministério dos Transportes não explica pagamento de dragagem do Porto de Santos

Também sobressalta a resistência do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) em responder quais os reais motivos de interesse público ao editar a Portaria de nº 130/2017, que revogou o leilão de uma área no Porto de Santos (SP) vencido pela Marimex em 2015; bem como esclarecer a legalidade da isenção à empresa do pagamento da garantia da proposta de R$ 12,5 milhões, referente ao valor da outorga.

Leia mais
Misteriosa isenção de R$12,5 milhões no Porto de Santos

A exemplo de outras autoridades portuárias, a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) também precisa demonstrar receitas e despesas no seu site, como determina a mesma lei. Os números estão defasados desde agosto de 2015. Trata-se de descumprimento à Lei de Acesso à Informação cujo objetivo é combater a corrupção nas empresas governamentais.

O espírito da Lei de Acesso à Informação tem como uma de suas diretrizes o desenvolvimento do controle social da administração pública. Há muitos anos em vigor, o seu descumprimento alcança índices alarmantes, em diferentes esferas governamentais. A Folha informou nesta terça-feira ser de 84% o índice de empresas públicas abaixo da transparência.

É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação. Além de tudo, tais descumprimentos geram incertezas que desestimulam iniciativas fundamentais para superar o atraso da infraestrutura logística brasileira.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!