A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), ainda brasileira, fez um novo voo espetacular. Anunciou um projeto nos Estados Unidos, no dia 8 de maio último, de um veículo voador elétrico para transporte urbano, denominado eVTOL. O projeto está sendo desenvolvido para a Uber. O prazo de implantação previsto é 2020.
Leia mais
Embraer: uma polêmica no ar
Com traços de um helicóptero e movido a energia elétrica, a visão do projeto é o novo paradigma de mobilidade urbana em curso. Sob a ótica energética, acrescenta aplicação à experiência da volta ao mundo em um avião movido à eletricidade, gerada por bateria solar.
Leia também
Um voo sem combustível
A mudança de combustível por eletricidade se constitui um avanço na tecnologia verde, quando realizada na navegação aérea. Com certeza novos projetos surgirão.
Além do sucesso tecnológico, eVTOL se junta a outros projetos que confirmam o êxito da Embraer. Quem conhece Ozires Silva, idealizador da companhia nacional, sabe que o orgulho que sente da sua obra é também um desafio para fazer muito mais ainda. Por isso, sempre irradiando tanto entusiasmo.