Após completar o trecho mais perigoso da sua viagem ao redor do mundo, o avião Solar Impulse 2 pousou nesta sexta-feira, 3 de julho, no Aeroporto Kalaeloa, no Havaí (EUA). Ao completar um voo de 118 horas extenuantes e consecutivas sobre o Oceano Pacífico, o aeroplano movido a energia solar está de volta à terra, para marcar um novo recorde da aviação. Essa perna de 8.200 km – oitava de 13 planejadas – estabeleceu um recorde para voo-solo sem parar (nonstop) mais longo do mundo em termos de tempo. Depois de decolar do Japão, no domingo, a viagem durou cinco dias, sem gastar uma gota de combustível.
Leia também
O super voo do Solar Impulse 2
A equipe do Solar Impulse previa completar neste mês a viagem ao redor do mundo, que começou em março em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Assim poderia maximizar a quantidade de luz do dia. Mas, por causa de atrasos, a equipe prevê uma pausa e conclusão do projeto em 2016.
A próxima perna de vôo está programada para Phoenix, nos EUA. Está previsto que o Solar Impulse 2 vai tentar atravessaro o Oceano Atlântico e voltar a Abu Dhabi, onde começou a sua viagem de 35.000 quilomentros. Vale frisar, sem consumir uma gota de combustível.
Foto: Imagem captada do site da CNN