Quarta, 27 Novembro 2024

O Brasil, como bem destaca em recente artigo o presidente da Fiorde Logística Internacional, Milton Lourenço, sacrificou sua rede ferroviária, entre as décadas de 1950 e 1960, para incentivar a instalação das indústrias automotivas no País, o que significou estimular de forma prioritária a construção de rodovias. Embora, como bem salienta, "uma opção não significasse necessariamente o desaparecimento da outra". 

Ferrovias concessão

Leia mais sobre o tema aqui
Atual gestão ferroviária favorece modelo cartorial

Já em outros países também de dimensões continentais como o Brasil, grande exemplo é o Canadá, "onde hoje as redes ferroviária e rodoviária cortam o país de Norte a Sul e do oceano Atlântico ao Pacífico, passando ainda pelo Ártico, transportando cargas e passageiros", informa o empresário. Por outro lado, lamenta Lourenço, no Brasil, "não foi isso o que se deu, talvez em função da falta de visão dos gestores públicos ou da endêmica corrupção que, muitas vezes, tem manipulado as decisões governamentais".

Leia também
Transporte ferroviário passa por uma crise de modelo, diz ex-presidente da Ferroeste

Apesar do cenário, Lourenço crê que há como "recuperar o tempo perdido". Ele exemplifica: "É o caso da utilização de ferrovias para o transporte de cargas do interior do País para o porto de Santos e vice-versa, que nos últimos anos vem aumentando de maneira significativa. Para provar isso, basta lembrar que, no começo deste século, menos de um milhão de toneladas de cargas passavam pelos trilhos até chegar ao cais santista, mas que hoje esse número supera o de 30 milhões de toneladas."

Leia ainda
Os essenciais investimentos em ferrovia

Esse crescimento, avalia, tem criado muitos conflitos entre o tráfego ferroviário e rodoviário na área retroportuária, "como prova a existência de 35 passagens de nível tanto no setor atendido pela concessionária Rumo no cais do porto como na área de concessão da MRS no município vizinho de Cubatão". "Eliminar esses conflitos e, especialmente, aquele que se dá diariamente na região do Valongo, nas proximidades do antigo Armazém 1, é tarefa fundamental e urgente para acabar com os enormes congestionamentos que se registram no local e que, muitas vezes, chegam a parar o trânsito na Via Anchieta, até o alto da Serra do Mar."

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome