Sábado, 20 Abril 2024

ONG que atende crianças, adolescentes,  famílias e mulheres em situação de violência doméstica lembra da conquista desta importante lei que zela e protege as crianças entre 0 e 6 anos.

 

Anualmente celebrada entre os dias 12 e 18 de outubro, a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância completa, em 2017, dez anos.  Em 18 de setembro de 2007, sob o nº 11.523, foi criada a lei que instituía a data com o intuito de chamar atenção da sociedade quanto aos casos de agressões físicas e psicológicas que atingem crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. A lei destaca ainda o quão é importante zelar e proteger as crianças, garantindo o mínimo para que possam crescer e evoluir para o convívio social. Não é uma lei que define punição, porque não foi incorporada ao código penal. É uma lei apenas de incentivo à políticas públicas da primeira infância.

Com mais de onze anos de experiência na zona Sul de São Paulo, o Instituto Herdeiros do Futuro (IHF) conhece bem o cenário da violência. Atuante junto às crianças e adolescentes da periferia da Zona Sul de São Paulo, a entidade promove atendimentos psicossocial e jurídico às vitimas e aos agressores. A negligência e a violência sexual estão entre as situações mais comuns e, respectivamente, na maioria dos casos, praticadas pelas genitoras, pais e padrastos.

Em atendimentos individuais ou em grupo, diversas atividades são cuidadosamente desenvolvidas pelos profissionais do IHF para despertar a confiança nos atendidos para que consigam relatar possíveis situações que tenham enfrentado. Por meio de atividades lúdicas, é possível extrair informações importantes para diagnosticar cada caso e possibilitar através dos atendimentos o pleno desenvolvimento das crianças, favorecendo a superação da situação de violação de direitos, reparação da violência vivida, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, potencialização da autonomia e o resgate da dignidade. Orientações psicossociais integram as atividades oferecidas às famílias como forma de quebrar o ciclo da violência. “Neste universo de atendimentos, conquistamos cerca de  72 % de resultados positivos em que as crianças tiveram garantido o seu desenvolvimento apesar da violência sofrida., comemora Cinthia Carvalho, Assistente Social e Gerente da unidade Santo Amaro.

“É importante que a sociedade não feche os olhos para casos de violência que podem acontecer ao nosso lado. Com o apoio e atenção de todos, conseguiremos oferecer ajuda tanto às vitimas de violência, como aos agressores. Os casos que atendemos são muito graves e precisamos da ajuda de todos para proteger os mais vulneráveis.” Declara Wagner Odri, presidente do Instituto Herdeiros do Futuro.

Sobre o Instituto Herdeiros do Futuro: Fundado em 2006, o Instituto Herdeiros do Futuro é uma entidade, beneficente e sem fins lucrativos, com o objetivo de atuar na quebra do ciclo de violência envolvendo crianças e adolescentes e membros das suas famílias e agressores quando possível. O IHF oferece atendimento social, psicológico, pedagógico e jurídico, atuando diretamente na saúde mental e defesa dos direitos das famílias assistidas. São cinco unidades na cidade de São Paulo que, juntas, realizam cerca de 600 atendimentos por mês, contando com 42 colaboradores e 26 voluntários que trabalham no atendimento e administração dos espaços. 

Juliana Menezes

(11) 2223-7143 | (11) 5090-3000

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome