Confira como estruturar a cadeia logística da sua empresa para o período em que as vendas tendem a disparar, de acordo com o gerente comercial da Intecom Logística, Rodrigo Boniaris
O período festivo do final do ano representa uma vasta oportunidade para empresas dos mais diversos portes e segmentos atraírem clientes e elevarem ao máximo os resultados financeiros. Segmentos econômicos como alimentos, bebidas e o varejo em geral tendem a ter um pico nas vendas, exigindo agilidade na entrega, reposição de estoques em toda a cadeia logística.
Por isso, para atender a demanda crescente, é fundamental saber adaptar a operação por meio de boa estratégia logística. Segundo Rodrigo Boniaris, gerente comercial da Intecom Logística, fatores como uma logística bem estruturada, tempo de entrega, bem como a disponibilidade da mercadoria no ponto de venda são preponderantes para o sucesso dos negócios.
Exatamente com a finalidade de aumentar a eficiência logística, a um custo competitivo, a Intecom Logística, integrador logístico com mais de 15 anos de expertise em distribuição, armazenagem e estratégia em toda a cadeia de suprimentos, opera com a metodologia de otimização da rede. “Um planejamento logístico pode garantir a qualidade na entrega e a rentabilidade em períodos de economia aquecida. Neste contexto, um parceiro como a Intecom pode fazer toda a diferença”, afirma Boniaris.
De acordo com Boniaris, devido ao maior fluxo de vendas estimado, é preciso ajustar e criar processos ágeis com antecedência. “O período festivo altera o comportamento do consumidor, que passa a comprar muito mais do que o básico, utilizando o 13º salário. Por isso, não deixe de ajustar a cadeia logística da sua empresa e saiba aproveitar esse momento tão oportuno do mercado”, avalia.
Confira as principais orientações do executivo da Intecom Logística para ter um planejamento logístico assertivo para os próximos meses e alcançar maior rentabilidade:
1 – Busque melhorias
Não há dúvidas de que uma logística bem feita garante vantagem competitiva. Para criar processos mais ágeis, adaptando a sua operação logística ao contexto aquecido do mercado, procure ter uma visão de todas as etapas do processo. Analise desta forma cada ponto de aperfeiçoamento e melhoria. Um mote importante pode ser acabar com os processos manuais, como planilhas e cadernos.
2 – Dimensione o estoque
Com a tendência de aumento de vendas no fim do ano, é recomendável redimensionar o estoque. Neste sentido, tenha indicadores confiáveis para dimensionar o seu portifólio de produtos e verifique quais os itens mais buscados no mesmo período no ano anterior, que podem ser requisitados novamente. Para o cálculo, lembre-se de que produtos parados em estoque geram gastos desnecessários. Você também pode ganhar eficiência com a otimização do espaço disponível no centro de distribuição, elaborando um bom mapeamento.
3 - Mantenha o ponto de venda abastecido
Em tempos de demanda crescente, o nível de ruptura (que mede a falta de produtos no ponto de venda) precisa ser o mais baixo possível. Reponha os produtos nas gôndolas, quase que diariamente, de acordo com as necessidades. Neste sentido, a Intecom conta com um sistema de gerenciamento de armazém, que propicia empregar técnicas como o Flow-Through, reduzindo custos e possibilitando todo o suprimento dos produtos nas lojas.
4 – Tenha assertividade no tempo de entrega
Entregas de fim de ano geralmente contam com um prazo apertado. Desta maneira, trabalhar com um integrador logístico pode ajudá-lo a planejar a distribuição em tempo real para as mais diversas regiões do País, evitando gastos desnecessários e otimizando custos.
5 – Utilize a tecnologia a seu favor
Cada etapa da armazenagem e distribuição da carga pode ser acompanhada em tempo real, por meio de suportes tecnológicos de última geração. A tecnologia também pode apoiar na elaboração de um planejamento assertivo. Na Intecom Logística, as mais modernas ferramentas tecnológicas suprem os clientes de informações estratégicas para a tomada de decisão.
Sobre a Intecom Logística
Fundada em 2001 para atender clientes de todo o Brasil, a Intecom é uma empresa dedicada à excelência na gestão, armazenagem e distribuição de produtos. Com mais de 450 colaboradores diretos e mais de 700 indiretos, realiza, em média, 200 mil entregas e chega a distribuir mais de 200 mil toneladas de cargas anualmente. Em seu portfólio de clientes estão diversas empresas de setores como varejo alimentar, indústria automobilística, fármacos e cosméticos, entre outros.
A Intecom Logística possui capilaridade nacional a partir de seus armazéns localizados nas cidades de João Pessoa (PB), atendendo ao Norte e Nordeste, Betim (MG), atendendo toda a região de Minas e parte do Centro Oeste, Barueri e a nova unidade em Cajamar (SP), que atendem Sudeste, Sul e parte do Centro Oeste. Com essas unidades, a empresa cobre as necessidades dos clientes de todas as regiões do País.
Mais informações em www.intecomlogistica.com.br.