O Brasil tem proporções continentais, e isso é algo que limita os viajantes, já que o custo de uma viagem pode aumentar conforme o trajeto. No entanto, é possível aproveitar passagens aéreas baratas e outros benefícios para conhecer muitos locais do Brasil gastando pouco e colecionando experiências únicas.
Aqui você confere algumas dicas para explorar destinos brasileiros de acordo com cada perfil, desde um mochileiro viajando sozinho ou com um grupo de amigos até famílias com crianças ou idosos. Sempre é válido consultar o máximo de informações existentes sobre cada destino, encontrando possibilidades de aproveitar passeios em promoção ou verificando a disponibilidade do local desejado, que pode variar conforme a época do ano.
Chapada dos Veadeiros
Considerado um dos pontos turísticos mais vantajosos para mochileiros e amantes de aventura em meio à natureza, a Chapada dos Veadeiros surpreende em vários aspectos. Por lá, é possível circular em trilhas naturais gratuitas, acampar em meio à vegetação, encontrar hospedagens acessíveis e gastar pouco comendo bem.
Levar os próprios equipamentos de camping, como barracas, reduz os custos de aluguel desses itens. Reservar um período maior de tempo para viajar também permite que você possa conhecer a região sem contratar serviços adicionais, usando o período diurno para realizar trilhas gratuitas.
Caldas Novas
Também no estado de Goiás, a cidade é conhecida pela enorme quantidade de fontes de água termal, atraindo turistas ao longo do ano. A dica para aproveitar muitos dos parques aquáticos e resorts com preços mais acessíveis é adquirir pacotes para a família, que podem reduzir ainda mais o preço fora de temporadas.
Petrópolis
Cultuada pela sua história, a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, pode ser um prato cheio para turistas que querem combinar economia e viagens. Os museus e atividades culturais oferecem entrada gratuita em vários dias, além de ser possível encontrar hospedagem em cidades vizinhas, como Itaipava, a preços menores, ampliando a rota em meio a serra.
As cervejarias da região oferecem atividades guiadas e menus de degustação, que permitem apreciar bebidas locais de qualidade a preços justos. Os botecos e bares costumam ter cardápios especiais, sendo uma opção para almoçar ou jantar durante a estadia, conhecendo a gastronomia local.
Poços de Caldas
Todo o estado de Minas Gerais é repleto de opções acessíveis para quem quer viajar bem gastando menos. Poços de Caldas é um dos destinos mais atrativos pela presença de águas termais e spas naturais na região. A grande oferta de hotéis, restaurantes e serviços voltados para turistas permite encontrar opção para todos os bolsos.
É um destino que pode ser aproveitado em viagens de casal ou por quem busca relaxar em meio a uma região com clima pacato. A dica é consultar pacotes promocionais, oferecidos principalmente para pessoas da terceira idade, que incluem passeios e outros benefícios adaptados.
Planejamento financeiro é fundamental para uma viagem de qualquer padrão
Mesmo viajando para cidades mais caras, como São Paulo, ou regiões litorâneas altamente procuradas, como Fernando de Noronha, é possível reduzir custos. O que torna uma viagem acessível ou não para o seu bolso é a forma como você planeja, desde a época (altas temporadas elevam os preços) até o nível da hospedagem (resorts são mais caros que pousadas).
Comece definindo um orçamento e encontre opções de transporte, hospedagem, passeios e alimentação que se encaixem no que foi estipulado. Nem sempre a sua experiência vai ser melhor somente se você frequentar os lugares mais badalados, e isso também incentiva que você personalize a forma como cada viagem é feita.