Sábado, 27 Abril 2024

 

Não é incomum no cotidiano das organizações empresariais o surgimento de problemas inesperados que se tornam prioridade e atrapalham toda a rotina, atrasando e dificultando processos essenciais para o negócio. O Diagrama de Ishikawa é a solução indicada para essas adversidades.

Podemos comparar esses problemas a incêndios: os incêndios devem ser apagados imediatamente, para que não haja mais estragos, no entanto, no dia a dia, se começam a surgir muitos incêndios fica inviável apagá-los, logo podemos entender que no cotidiano de uma empresa não deve haver “incêndios”.

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta visual que reúne causas e efeitos e o seu objetivo é buscar as causas de um problema para prevenir eventuais transtornos.

Nesse artigo você vai entender sua importância e como utilizá-lo para evitar os efeitos de problemas que não foram previstos.

O que é um Diagrama de Ishikawa?

O Diagrama de Ishikawa, que leva o nome de seu criador, Kaoru Ishikawa, também é conhecido como Diagrama Espinha de Peixe, devido ao seu formato e Diagrama de Causa e Efeito.

O seu objetivo é pegar um resultado indesejado (problema) e buscar as causas que levam a esse efeito. A ideia é: se resolvermos as causas, não teremos mais o resultado indesejado.

Por que essa metodologia é tão interessante?

Quando optamos apenas por resolver um problema, pode ser que ele se repita inúmeras vezes, já quando tratamos a causa, ele deixará de acontecer.

Para facilitar o entendimento, vamos comparar com o corpo humano: imagine que você pegou uma gripe, tomou remédios e ficou bem, no entanto, essa mesma gripe voltou inúmeras vezes. Ao fazer um exame de sangue você descobriu que sua imunidade estava baixa, tomou as vitaminas necessárias e parou de ter gripe.

A gripe é o problema, no entanto, tratar a doença não foi o bastante, foi necessário tratar a causa para extinguir o resultado indesejado. Qual era a causa? A imunidade baixa.

No mundo dos negócios ao usar o Diagrama de Ishikawa muitas adversidades que trazem perda de tempo, retrabalho e prejuízos, deixarão de existir.

Entenda como ele funciona e comece a fazer um com a sua equipe agora mesmo.

Como fazer um Diagrama de ishikawa?

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta muito versátil e que é melhor aproveitada se for usada de forma colaborativa, para que diversos membros de uma equipe possam identificar causas e contribuir com soluções.

Esteja sua equipe trabalhando de forma remota ou presencial, é possível usar uma ferramenta como a Miro para criar Diagramas de Ishikawa online, gratuitamente e de forma colaborativa.

Esse template pode ser acessado em tempo real por todo seu time para que todos contribuam com pensamentos em uma lousa infinita que possui recursos de vídeo, chat, menções e muito mais facilitando a troca de ideias, como na imagem abaixo. Acesse agora mesmo e continue acompanhando o artigo!

image Diagrama de Ishikawa

Créditos da Imagem: miro.com.br

Escolha o problema alvo

O problema a ser tratado é a “cabeça do peixe”, ele idealmente, deve ser colocado em formato de pergunta. Exemplo: imagine que sua empresa venda um curso online e que vocês só tem conseguido vender quando fazem promoções cobrando 50% do valor.

A questão deve ser: Por que o público não está comprando nosso curso online de forma recorrente?

Categorize as causas

Essa lista deve mostrar causas mais amplas e ter cerca de 4 a 8 itens, para que posteriormente seja destrinchada em causa menores, formando a espinha do peixe.

Vamos seguir com o exemplo anterior, imagine que você tenha 4 grandes pilares que alimentam a venda do seu curso online: anúncios, página de vendas, produção de conteúdo, proposta de valor.

Agora é hora de achar as causas dentro de cada categoria.

Quais são as causas?

Agora é o momento de identificar se há falhas e quais são elas dentro de cada categoria listada, nesse momento, uma equipe multidisciplinar e engajada faz toda a diferença no resultado do Diagrama de Ishikawa.

Vamos trabalhar dentro dos pilares estabelecidos no exemplo para identificar as causas.

Anúncios:

  • segmentação para o público errado;

  • imagens do anúncio tem baixa qualidade.

Página de vendas:

  • falta botão com CTA (call to action) para a compra;

  • as cores da página não conversam com a persona.

Produção de conteúdo:

  • baixa produção de conteúdo orgânico nas redes sociais;

  • ausência de vídeos explicativos sobre o produto.

Proposta de valor:

  • a comunicação não mostra ao público o real benefício do público;

  • o público ainda está no topo do funil e não entende a proposta.

Com a análise da equipe, inúmeras causas foram identificadas e agora é o momento de hierarquizá-las.

Estabeleça uma hierarquia

Existem causas que devem ser resolvidas com mais urgência do que outras e também existem aquelas que vão demorar para serem resolvidas pois dependem de diversos processos internos.

Então qual das causa deverá ser resolvida primeiro? É difícil dizer, por isso é muito importante a visão de todos da equipe.

Além de realizar um brainstorming você pode aproveitar o recurso de votação em tempo real que existe dentro do Template do Diagrama de Ishikawa que indicamos e pedir ajuda do seu time para organizar os fatores a serem resolvidos primeiro.

Por exemplo, em nosso caso, solucionar os anúncios é urgente, pois eles demandam dinheiro diariamente, por isso devem estar segmentados da forma correta, para que o dinheiro investido não seja em vão.

Já no caso da produção de conteúdo, embora seja importante, é uma situação que precisará de um estudo aprofundado de persona e níveis de consciência, além disso, produzir conteúdo demanda um time dedicado, ou seja, levará um tempo maior até que seja solucionado.

Resoluções

Agora você já tem as causas e a ordem que cada uma deve ser resolvida, agora é hora de estabelecer soluções para cada um desses originadores de problemas.

Defina uma passo a passo para resolver cada causa, o prazo e o responsável pela tarefa. Durante as semanas seguintes acompanhe os processos e gerencie os prazos de acordo com os imprevistos que ocorrerem no meio do caminho.

O resultado do uso do Diagrama de Ishikawa no problema estabelecido no exemplo é o aumento das vendas do curso online de forma contínua, sem que seja preciso fazer promoções relâmpagos com super descontos.

Agora é a sua vez de solucionar os problemas do seu negócio com o Diagrama de Ishikawa! Vamos lá?

 

 
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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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