Os Stories Instagram tratam-se de um recurso muito importante dentro dessa rede social e que é capaz de proporcionar resultados incríveis, desde que se saiba utilizá-lo.
Entender qual tipo de conteúdo publicar no Instagram e a frequência certa das postagens são apenas alguns dos truques que você precisa saber para fazer com que os Stories ajudem a gerar mais vendas para o seu negócio.
Dominar os Stories do Instagram nunca foi tão fácil com esse artigo no qual serão revelados dicas e truques de Stories que você não encontra por aí tão facilmente:
- Faça lives
- Coloque links nos seus stories
- Frequência certa dos Stories Instagram
- Conteúdos a serem postados nos Stories
1- Faça lives
Uma das grandes revoluções proporcionadas pelos Stories Instagram, sem nenhuma dúvida, foi a possibilidade de fazer as famosas lives.
Elas ficaram consagradas para a maior parte das pessoas por conta dos muitos shows ao vivo que cantores e bandas fizeram ao longo da pandemia da Covid-19.
Mas é possível utilizar o recurso da live para auxiliar o seu negócio, de modo que se consiga alcançar maior interesse e engajamento do seu público, aumentando as possibilidades de conseguir mais vendas.
Investir em conteúdo ao vivo é um truque incrível e que muitas empresas ainda não atentam-se, perdendo assim ótimas oportunidades.
Por meio das lives, você pode conseguir uma interação muito maior com a sua audiência e em tempo real, o que ajudará bastante a trazer uma maior proximidade e a mudar o jeito que ela vê a sua empresa.
Que tipos de conteúdos usar em lives?
Você pode, por exemplo, fazer uma live para responder dúvidas existentes a respeito de um determinado assunto sobre o qual o seu público tem interesse.
Esse tipo de ação, com certeza, vai fazer uma enorme diferença para que essas pessoas percebam o quanto o seu objetivo, mais do que vender, é ajudá-las.
Um outro tipo de conteúdo para live que ajuda bastante a trazer maior proximidade com seus seguidores é mostrar os “bastidores” do seu negócio, ou seja, o dia a dia do seu trabalho.
Assim, as pessoas que estão assistindo a esse conteúdo poderão ter uma visão mais pessoal e humanizada da sua empresa, o que é excelente para seu objetivo de cativar mais clientes.
Ainda sobre tipos de conteúdos para live, você pode fazer sorteios ao vivo para os seus seguidores, o que é uma forma de agradá-los e ainda gerar bastante interação.
A questão é que qualquer um desses conteúdos é capaz de melhorar bastante a imagem do seu negócio e aumentar as probabilidades de conversões.
Essa funcionalidade do Stories do Instagram é perfeita porque tem algumas especificações que podem ajudar a melhorar muito a experiência para sua empresa e para os seus usuários.
Primeiramente, ela costuma enviar notificações para os seguidores sempre que você estiver fazendo um vídeo ao vivo, o que é ótimo para chamar a atenção deles.
Uma outra função que ajuda bastante é poder censurar palavras que podem ser usadas por pessoas má intencionadas nos comentários da live, como aquelas de baixo calão.
Tudo isso permite que a experiência seja mais agradável e o ambiente mais tranquilo para todas as pessoas.
Caso você deseje, há a possibilidade de salvar a sua transmissão da live para deixá-la disponível para que outras pessoas possam assistir ao vídeo posteriormente.
2- Coloque links nos seus stories
Se você tem uma conta comercial ou business no Instagram, então saiba que há uma possibilidade única que é proporcionada para melhorar a experiência nos Stories: colocar link nas postagens.
A maior parte das empresas e dos empreendedores do Instagram realmente desejam ter essa opção, que ajuda bastante no direcionamento dos usuários para um outro local desejado, com o site do seu negócio.
Se antes essa opção era restrita apenas para aquelas pessoas que tinham contas verificadas, isso mudou e hoje em dia é possível usar os links mesmo sem ter esse tipo de conta.
Entretanto, para que seja possível, além de sua conta precisar ser do tipo comercial, é que você tenha uma quantidade mínima de 10 mil seguidores, para que então o Instagram libere a inclusão dos links nos Stories. Uma forma de conseguir isso é a compra de seguidores reais e brasileiros.
Assim, caso você tenha uma quantidade de seguidores menor do que a mínima, basta esperar até que a sua conta cresça um pouco mais e, então, seja liberada a oportunidade para usar esse recurso.
Como colocar um link nos Stories?
Depois de saber quem está habilitado a colocar link nos Stories Instagram, fica então a dúvida para quem já pode usar esse recurso: como fazer uso desse link?
A primeira coisa que você precisa fazer é definir qual será o conteúdo (foto ou vídeo) que vai ser usado no Storie.
Depois disso, você deve clicar no ícone da corrente, que fica na parte superior direita na tela, e uma outra janela irá abrir, para que então seja escolhida e colocada a URL que se deseja como destino.
Quando você já tiver escolhido e definido então o link a ser utilizado, irá aparecer a opção chamada “Ver Mais”, que fará parte então do conteúdo que irá ser publicado.
Você pode utilizar um link encurtado nessa opção, porque isso ajudará que seja feito o rastreamento dele, permitindo então que se faça a análise e se obtenha os resultados sobre a quantidade de cliques, de visitas à página de destino, etc.
Uma dica é sempre usar uma call to action no seu conteúdo, para que assim o leitor sinta-se levado a clicar na opção ver mais e ser direcionado para a página final.
Essa CTA é essencial porque há muitas pessoas que não observam essa opção, por mais que ela fique bem visível, então assim você reduz o risco de que os usuários vejam o seu Stories mas não cliquem no link usado.
Faça sempre um bom uso dos links nos Stories Instagram, evitando usá-los à toa sem que haja uma finalidade para isso.
Direcionar os usuários para conteúdos novos que foram criados no seu blog ou produtos exclusivos no site do seu negócio são exemplos de como usar corretamente esse recurso dos Stories.
3- Frequência certa dos Stories Instagram
Uma dúvida enorme existente a respeito dos Stories do Instagram é sobre qual seria a frequência certa para fazer esse tipo de postagem.
Pode-se dizer que a maioria das pessoas ainda não faz a mínima ideia de como utilizar esse tipo de recurso da forma certa, de uma maneira realmente estratégica.
Quando usado adequadamente, os Stories Instagram ajudam no engajamento dos seus seguidores e ainda leva ao aumento da quantidade de pessoas que passam a acompanhar o seu perfil.
Você pode criar conteúdos no formato de fotos ou de vídeos, fazendo a inserção de hashtags, links (quando permitindo), stickers ou figurinhas e de diversos filtros, inclusive aqueles que são criações suas.
É possível ainda criar enquetes, testes e outros tipos de conteúdos diferenciados que permitem uma maior interação com seus seguidores, potencializando assim o engajamento na sua conta.
Mas em termos de frequência de postagens, qual seria a mais adequada afinal? Existe alguma quantidade mínima ou ideal de publicações a serem feitas por meio dos Stories?
A frequência ideal de publicações nos Stories
O truque da frequência de publicações a ser realizada nos Stories é de, no mínimo, três postagens diárias, uma em cada período do dia (manhã, tarde e noite).
Tão importante quanto você fazer diferentes publicações ao longo do dia é manter a frequência dessas postagens, algo imprescindível.
A consistência é a chave para o sucesso no Instagram, não importa qual seja o tipo de conteúdo a ser publicado, e isso vale para os Stories, é claro.
Não adianta você publicar, um dia, três vezes nos Stories e depois passar uma semana sem fazer nenhum tipo de postagem, pois os resultados não virão.
A frequência com que você posta é algo que ajuda na fidelização dos seguidores, além de ser importante em termos de algoritmo do Instagram.
A importância da qualidade e não apenas da quantidade
Um outro ponto importante no momento de definir qual é a frequência certa de postagens dos Stories Instagram é entender que não basta apenas quantidade, é preciso focar na qualidade.
Você pode publicar diversos Stories ao longo do dia no seu perfil, mas se essas publicações não têm qualidade nenhuma e não fazem diferença para o seu público, então o resultado é zero.
É preciso planejamento para que seja possível entender o que mais interessa à sua audiência e, a partir daí, criar conteúdos que estejam relacionados com esses assuntos.
Quanto mais interessantes, relevantes e criativos forem os conteúdos criados, melhor será a resposta dos usuários, o que vai ajudar a sua conta a crescer e a ganhar mais seguidores reais para seu Instagram.
Não poste apenas para estar publicando alguma coisa nos Stories, isso pode gerar sérios problemas para o seu negócio.
4- Conteúdos a serem postados nos Stories
Um ponto de extrema importância e que é um truque que precisa ser revelado diz respeito ao conteúdo a ser postado nos Stories Instagram.
Anteriormente, foram citados aqui no texto alguns tipos de conteúdos que podem ser criados e publicados neste recurso da rede social.
É o caso das lives, por exemplo, que são excelentes para gerar uma maior interação com o público-alvo, o que pode acarretar em crescimento da sua conta e no aumento do número de vendas realizadas.
Entretanto, antes de começar a fazer transmissões ao vivo no seu Instagram é necessário ter em mente quais são os conteúdos que serão tratados e exibidos nelas.
Não adianta apenas tentar fazer lives sem que haja uma finalidade específica, pois isso irá frustrar aquelas pessoas que resolveram tirar um tempo para assisti-las.
O seu objetivo é mostrar um pouco sobre os bastidores da empresa? Ou de repente é trazer um convidado para tratar sobre um tema importante para sua audiência?
Tudo isso precisa ser bem planejado para garantir que o resultado esperado será realmente alcançado e evitar um fracasso.
E isso vale para qualquer formato de conteúdo que você resolver publicar nos Stories do Instagram, sejam fotos, vídeos, enquetes ou testes para os seguidores responderem.
O planejamento é um ponto de extrema importância e algo que não pode ser deixado de lado na hora de produzir os Stories.
Diversificar o formato dos conteúdos é essencial
Mais uma dica essencial para que você possa criar bons Stories Instagram é ter em mente a necessidade de fazer a diversificação dos formatos das publicações.
Existem muitas opções, como já foi dito, entre as quais é possível escolher para publicar nos Stories, como imagens (você pode, por exemplo, colocar imagens de produtos) e vídeos (é possível publicar vídeos explicativos).
A primeira coisa que você precisa saber é qual o tipo de conteúdo que mais agrada à sua audiência e isso pode ser descoberto por meio de uma enquete nos próprios Stories.
Você pode descobrir, por exemplo, que o seu público gosta mais de conteúdos em vídeos, então é possível dar mais espaço para esse formato, já que ele poderá ajudar muito mais nas conversões alcançadas.
Mas isso não significa que você não possa fazer Stories com imagens também, e é necessário ter isso em mente para que as suas publicações não fiquem monótonas.
A dica é sempre estar diversificando ao máximo o formato dos conteúdos que vão ser postados, trazendo assim algo diferente para o seu público, de modo que ele não acabe caindo na monotonia e deixe de ver seus Stories.
Conclusão
Como você pôde ver, os Stories Instagram são recursos excelentes que podem ajudar muito o seu negócio a conseguir uma maior interação e a gerar mais engajamento com o seu público, o que vai trazer melhores resultados.
Aqui no texto foi possível ver dicas incríveis a respeito de como fazer bons Stories, considerando diversos truques poderosos e que farão muita diferença com a sua audiência.
Saber qual frequência de publicação e os conteúdos a serem postados nessa opção do Instagram ajudarão muito você a levar para o seu público aquilo que ele gostaria de ver.
Gostou do artigo de hoje sobre os 4 truques relevados dos Stories Instagram?