Quinta, 18 Abril 2024

TIK TOK é o primeiro aplicativo social a ser atacado pelos EUA por motivos de segurança nacional e provavelmente não será o último.

Você sabe como é, quando você sai para tirar férias que foram planejadas por muito tempo, reze para que nada de importante aconteça antes de você voltar, e antes que você possa fazer a sua mala, o presidente dos Estados Unidos ( Donald Trump) anuncia que o ByteDance deve vender o TikTok - ou então o TikTok será proibido nos Estados Unidos.

O momento foi abrupto. OS comentários do presidente Trump sobre o assunto foi perturbador. No entanto, para aqueles de nós que seguiram a trajetória do TikTok este ano, nada do que aconteceu nas últimas duas semanas pode ser considerado surpreendente.

Eu imagino que a maioria dentro do ByteDance ainda preferiria evitar qualquer um desses cenários e apenas continuar executando o TikTok como está.

E ainda - qual a probabilidade de você achar que o ByteDance terá essa opção? A empresa não travou uma ruptura na frente regulatória nos últimos tempos. A guerra comercial com a China não dá sinais de terminar - ou mesmo diminuir - este ano. Não me parece mais improvável que o TikTok pudesse renascer como cidadão americano. E pode acontecer mais cedo do que esperavamos.

E então, com certeza, na noite de sexta-feira, Trump - citando os resultados de uma análise do Conselho de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos, ou CFIUS - ordenou que a ByteDance se desfizesse da TikTok e de quaisquer dados que tivesse reunido sobre os americanos. Esta foi a segunda vez que Trump ordenou a venda do aplicativo em poucas semanas; ele deu à empresa 45 dias, e foi revelado que a Microsoft seria um comprador em potencial.

O presidente Trump dobrou na sexta-feira sobre suas ações anteriores contra a TikTok, dando formalmente à ByteDance, a dona chinesa do popular aplicativo de compartilhamento de vídeo, 90 dias para se desfazer de seus ativos americanos e de quaisquer dados que a TikTok tenha coletado nos Estados Unidos.

“Há evidências confiáveis ​​que me levam a acreditar que o ByteDance”, que se fundiu o TikTok com o aplicativo de sincronização labial americano Musical.ly em 2018, “pode tomar medidas que ameacem prejudicar a segurança nacional dos Estados Unidos”, Sr. Trump escreveu em uma ordem executiva emitida às 19h:45

Leia mais: Whatsapp GB transparente é seguro?

Como nos sentimos sobre isso? Como regra geral, eu só confio nas opiniões das pessoas sobre o TikTok se forem misturadas. Alex Stamos fez um belo diagrama de Venn no mês passado que capturou algumas das ambiguidades envolvidas aqui. Por um lado, com 100 milhões de americanos usando o aplicativo regularmente, o TikTok representa um centro vibrante de todos os tipos de discurso - alguns políticos, outros não - e matá-lo representaria uma terrível supressão de palavras. A decisão de Trump parece ter sido influenciada por uma façanha recente em que os usuários do TikTok se registraram em massa para um de seus comícios e depois não compareceram, apenas ressalta os perigos de ter uma política nacional de tecnologia definida por um homem forte e magro.

Internet em Perigo

Com esta atitude de Donald Trump não só o TIK TOK mais outras empresas ficam a deriva do governador ou autoridade maior do estado ao qual ela está estabelecida, grandes aplicativos como Whatsapp, instagram, facebook, já tem se posicionado nos tribunais para se proteger de possíveis ações que estão fora de seus alcances em outros paises. Só resta esperar para ver a gravidade da ação da ordem de Donal Trump.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome