São Paulo, 05 de dezembro de 2018 – A Datamar, consultoria especializada na análise de comércio exterior via modal marítimo, anunciou hoje, em evento realizado para clientes, em São Paulo, que lançará em março o ECSA Container Terminals Report 2019 (Relatório de Terminais de Contêineres ECSA 2019).
Produzido em parceria com experientes consultores internacionais e economistas marítimos, o relatório faz uma análise detalhada e qualificada dos terminais de contêineres na Costa Leste da América do Sul, traçando a previsão de demanda e capacidade por região para os próximos dois anos, o planejamento das autoridades portuárias para concessões de terminais, as novas configurações dos serviços dos armadores, as restrições portuárias frente ao aumento do tamanho dos navios, a visão dos terminais sobre a economia e o ambiente de negócios, infraestrutura e equipamentos.
“Trata-se de um relatório independente, que envolve profissionais com vasta experiência em consultoria marítima, para garantir uma avaliação rigorosa de todos os terminais de contêineres no Brasil (22), Argentina (8) e Uruguai (2). O ECSA Container Terminals Report 2019 levantou dados em profundidade, por meio de entrevistas com as autoridades de cada um dos terminais”, afirma Andrew Lorimer, diretor da Datamar e responsável pelo relatório, que tem como público-alvo os portos e terminais, armadores, agências marítimas, agentes de cargas, importadores e exportadores, bancos e investidores, consultorias de gestão, autoridades governamentais, fundos de private equity e Universidades.
Detalhes do relatório
- Previsão de demanda e capacidade por região nos próximos dois anos
Avalia o histórico dos últimos anos, as previsões de taxa de crescimento regional do PIB, os fatores políticos e econômicos, bem como as restrições dos comércios para as grandes indústrias regionais.
- Planejamento das autoridades portuárias para concessão de terminais
O efeito sobre os terminais dos planejamentos realizados por parte das autoridades portuárias. Os possíveis desfechos das situações enfrentadas pelos terminais e o efeito sobre seus planos de investimento e expansão.
- Novas configurações de serviços dos armadores em cada terminal:
Atualizações, alinhamento frente às alianças globais, performance dos serviços e possíveis restrições de mercado por agências concorrentes.
- Possíveis restrições portuárias frente ao aumento do tamanho dos navios:
Como a chegada de navios maiores à Costa Leste da América do Sul pode impactar os terminais. As características portuárias que podem fazer a diferença neste cenário.
- Dados confiáveis e atualizados de movimentação, infraestrutura e equipamentos:
Dados recebidos diretamente dos armadores e terminais. Traz análises de demanda, capacidade, movimentação de longo curso, cabotagem, cheios, vazios, transbordos, mercadorias, acessibilidade naval, infraestrutura, equipamentos, serviços e rotas.
Novos produtos
Além do ECSA Container Terminals Report 2019, a Datamar anunciou dois lançamentos: o novo portal DataLiner e o portal de conteúdo DatamarNews. O primeiro deles permite criar análises que atendam às necessidades dos players. “Não se trata apenas de Big Data, mas de como utilizar os dados da melhor forma possível. Com o novo produto, as informações que eram compartilhadas 30 dias após o fechamento do mês, estarão disponíveis em 10 dias, com distribuição de dados parciais com maior frequencia”, explica Lorimer.
A utilização de Big Data permitirá o cruzamento de diversas fontes de informações, de acordo com as mais modernas tendências tecnológicas do mercado. O cliente poderá acessar o portal via browser, sem necessidade de instalação de software específico. “Além de contar com dashboards exclusivos, os clientes podem confiar nos dados apresentados, já que a transparência das informações é uma prioridade da Datamar”, reitera o diretor da empresa.
Segundo Andrew Lorimer, o serviço estará disponível em dispositivos móveis. Assim, o cliente pode validar as informações e dados “on the go” via smartphone ou tablet, por exemplo. “Os vendedores terão a vantagem de levantar o perfil do cliente a caminho da reunião ou até mesmo durante o encontro de negócios”.
Já o portal de conteúdo DatamarNews surgiu do grande interesse dos clientes pela newsletter semanal, DatamarWeek. “Traremos notícias diariamente, com gráficos, tabelas e análises desenvolvidas pela equipe de especialistas da Datamar”, complementa.
Para mais informações: www.datamar.com.br e www.datamarnews.com.