ARM Logística: 13 anos de soluções!

Hoje, comemoramos com alegria e orgulho os 13 anos de conquistas e superações que moldaram a his...

Leia mais

Cargill abre 253 vagas de estágio em vários estados

Oportunidades estão disponíveis em 13 estados para estudantes das áreas de ciências humanas, e...

Leia mais

Na 14ª edição do “Santos Export” - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, uma iniciativa do Grupo A Tribuna de Santos, que aconteceu nos dias 19 e 20/08/2016, privilegiou as discussões sobre as infraestruturas de acesso ao Porto com a devida ênfase ao recorrente, momentoso e indecifrável problema das dragagens nos canais de acesso.

Nessa Painel foram debatidos os seguintes temas:
* Os planos do Governo Federal para a dragagem do Porto de Santos;
* A privatização da dragagem portuária;
* O aprofundamento do canal do Porto de Santos, e;
* Os impactos das mudanças climáticas.

Com a Lei 11.610/2007, foi criado o Programa Nacional de Dragagem (PND I) com o propósito de desenvolver soluções para reduzir os gargalos que limitam os acessos marítimos aos portos brasileiros. O PND-I inaugurou o conceito de “dragagem por resultado”, que compreende a contratação das obras em caráter contínuo, com o objetivo de manter as condições de profundidade estabelecidas no projeto por até cinco anos, prorrogável uma única vez por até um ano.

Lançado em 2012, pela presidência da República, o PND-II integrava o Programa de Investimento em Logística – Portos (PIL-Portos) e previa o aprofundamento e posterior manutenção das profundidades atingidas nos canais de acesso, bacia de evolução e, também dos berços, em contratos de longo prazo e possibilidade de contratação em blocos, para garantir o ganho de escala.

A própria SEP quando do lançamento do PND-II reconheceu vários desacertos ocorridos durante a execução do PND-I e os corrigiu. Entretanto, até hoje set/2016 não conseguiu implantar o novo Programa, possivelmente em razão do modelo de licitação adotado.

Assim, a realidade no momento é de indefinições, na esfera do Governo Federal, na busca de um “modelo” que exclua ou minimize as interferências recorrentes em licitações públicas objetivando a contratação desses serviços. Note-se que os serviços de dragagem já são privatizados.

Uma sugestão bastante razoável seria a adoção dos modelos aplicados nas concessões de estradas de rodagem, tendo como objeto a manutenção das profundidades adequadas à demanda no Porto mediante o pagamento de um “pedágio” (Tarifa – Tabela 1), devidas após o estabelecimento das profundidades pretendidas por um prazo mínimo de vinte (20) anos. Esse assunto será tratado oportunamente.

Quanto aos demais tópicos, ainda que relevantes, só poderão ser enfrentados após a definição efetiva de como atingir e manter as profundidades nominais do Porto de Santos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Notícias