• No quarto dia da greve dos caminhoneiros que está, aos poucos, paralisando o território brasileiro, barcos pesqueiros aderiram ao movimento ao menos nos portos de Santos, em São Paulo, e Itajaí, em Santa Catarina. Além de protestar contra os constantes aumentos dos combustíveis no País, esta categoria também agrava a falta de pescados para a comercialização

  • Como previsto pelo setor de Estatísticas e Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí (SC), o primeiro bimestre de 2018 demonstrou o que se previa quanto a sua movimentação portuária do Complexo.

  • O engenheiro civil Thiago Andrade Godoi assumiu na manhã desta sexta-feira, 26, a presidência do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Itajaí. Godoi foi indicado pelo Governo Federal, em substituição a Leila Cristina Miateli Pires.

    Graduado pela Universidade de Brasília, Godoi é servidor de carreira do Ministério do Planejamento, na função de analista de infraestrutura. Atualmente está lotado no Departamento de Outorgas Portuária da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP). Também atua como presidente do CAP de São Francisco do Sul desde outubro de 2014.

  • A Superintendência do Porto de Itajaí recebeu neste final de semana a notícia de que o Complexo Portuário de Itajaí (Itajaí/Navegantes) subiu cinco posições no ranking mundial de movimentação de contêineres. O Terminal de Santos está em 41º lugar do ranking.

  • O atual superintendente do Porto de Itajaí é o advogado Fábio da Veiga. Nesta entrevista especial ao Portogente, ele fala sobre os atuais projetos do porto catarinense. O executivo está otimista com as expectativas de ampliação da área operacional e de uma gestão a partir da nova concessão, que vem sendo analisada em Brasília.

  • Promovido semestralmente pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), mais um Fórum Parlamentar Catarinense de Lideranças Regionais reuniu lideranças políticas, empresariais, de entidades de classe e demais órgãos públicos da região do Vale do Itajaí...

  • Aconteceu na noite desta segunda-feira (29/02), em um galpão da empresa Conexão Maritíma incêndio de grande proporção. A empresa fica localizada na BR 101, bairro Salseiros em Itajaí.

    Itajai 1 2016

    Foram empregadas no local para controlar as chamas sete viaturas do Batalhão de Bombeiros Militar de Itajaí, um caminhão tanque de Balneário Camboriú e mais três de Blumenau e Brusquue prestando suporte.

    O galpão possui 21.000 metros quadrados e foram salvos 15.000 meltros quadrados. A empresa estimou ainda na madrugada que cerca de R$15.000.000 em mercadorias foram salvas graças ao combate do incêndio realizado pelo Corpo de Bombeiros.

    Foto: Aspirante Maccarini e Soldado Sofia

  • Outubro registrou 5% de aumento no total de cargas movimentadas. No volume de movimentação de contêineres o aumento foi de 4% no complexo portuário.

  • O futuro superministro da Economia do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Guedes, já sinalizou ser favorável à privatização da maior parte das estatais brasileiras, mesmo as administrações portuárias decentralizadas. É o caso do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, que pertence à União mas está sob administração municipal há mais de duas décadas.

  • A Superintendência do Porto de Itajaí (SC) irá promover no dia 19 de abril mais um leilão de produtos móveis. De acordo com seu Edital nº 004/18, serão oito lotes disponíveis onde constam os seguintes bens: empilhadeiras, torno mecânico e elétrico, prensa hidráulica mecânica, lâminas de vidros, compressores de ar, entre outros equipamentos.

  • Juntos, os portos públicos e TUPs catarinenses responderam por 2,95% das exportações brasileiras em 2017. A expectativa para este ano, de acordo com os números da corrente de comércio do Estado registrada nos cinco primeiros meses de 2018, é que ocorra um aumento de 0,6 ponto percentual, chegando à fatia de 3,5% em relação às movimentações em território nacional 

  • Entre as disciplinas ensinadas estão Navegação, manobra da embarcação e comunicações; Construção naval, estabilidade e manuseio de cargas; Motores, máquinas auxiliares e eletrotécnica; Segurança e responsabilidades; e Tempo reserva e atividade extraclasse

  • O porto pernambucano de Suape, líder na movimentação de cabotagem no país entre os portos públicos, acaba de receber mais uma operação. A empresa Guararapes, fabricante de painéis de MDF e uma das maiores exportadoras do Brasil, anunciou a ampliação de sua atuação nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

  • Semanalmente efetivos das gerências do Meio Ambiente e Engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí acompanham as obras dos novos acessos aquaviários do Complexo Portuário de Itajaí(SC), denominada por “Bacia de Evolução”.

  • O acordo firmado com a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc) permitirá ao porto a ampliação de sua zona primária, área utilizada para armazenamento, cargas e descarga dos contêineres, com desapropriações para anexar o Centro Alfandegário

  • Berço 4 do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, está com 95% das obras concluídas. Instalação ruiu na enchente de 2008 e depois de uma década, será entregue no final deste ano.

  • Porto de Rotterdam segue firme como principal porta de entrada e saída de produtos da Europa; investimentos nos portos brasileiros cada vez mais presentes nas investigações de ilegalidades políticas; Porto de Itajaí sofre com fortes sequências de chuvas

    rotterdam

     

    chuvas itajai

  • No pedido de exoneração feito ao prefeito Volnei Morastoni, já que a gestão do Porto de Itajaí é municipalizada, Salles alegou conflito de interesses no caso de permanência no cargo. É provável que todos os trabalhadores que contribuíram ao longo de décadas com o Portus necessitem ingressar na Justiça contra a União e contra as patrocinadoras (autoridades portuárias)