Quinta, 25 Abril 2024
  • Arco Norte aumenta em 82% participação no escoamento da safra agrícola

    A publicação constatou o aumento da participação dos portos das regiões Norte e Nordeste de 33%, em 2016, para 41%, em 2017, no total das exportações aquaviárias de granéis sólidos

  • Desconsolidação de carga

    A desconsolidação de carga, por sua vez, é o ato de separar em lotes menores a mercadoria consolidada. Assim é feita a distribuição total ou parcial da mesma. O processo também é conhecido como fracionamento de carga, e pode ocorrer de duas maneiras:

  • Equipe de Bolsonaro é apresentada à infraestrutura de transportes do Brasil

    É preciso atentar para a importância da infraestrutura de transportes para a economia nacional e para a competitividade do Brasil perante às principais nações do planeta. Afinal, o País sofre com gargalos em todas as etapas de distribuição e armazenagem de mercadorias - isso sem contar os graves problemas de mobilidade urbana nas grandes cidades

  • Ferrovias: agora vai?

    O PLS-261/2018 está na pauta da 43ª Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos – CAE do Senado Federal (dia 11/DEZ - incidentalmente, “Dia do Engenheiro”).

  • Inflação é a menor em janeiro desde 1994, mas transporte público contribui para gastos da população

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (8) que a inflação no mês de janeiro, o primeiro de 2017, acelerou para 0,38%, após ficar em 0,3% em dezembro. Entretanto, é o menor índice de preços para janeiro desde 1994, quando foi implantado o Plano Real. Em janeiro do ano passado, o IPCA foi de 1,27%.

    No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA(Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 5,35%, menos do que a esperada e a menor para o período desde setembro de 2012 (+5,28%).

    O aumento da passagem do transporte público (+0,77%), principalmente dos ônibus urbanos, teve o maior peso na alta do IPCA em janeiro. A alta tem impacto direto nos gastos da população, especialmente daqueles que utilizam transportes públicos regularmente.

    Em média, a tarifa de ônibus ficou 2,84% mais cara nas 13 regiões pesquisadas pelo IBGE. Desse total, a passagem subiu em oito, sendo Brasília (+14,75%) e Vitória (+15,19%) as cidades com maior aumento.

    As despesas com transporte também foram encarecidas pelo preço maior dos combustíveis (+1,28%). O litro do etanol subiu 3,1%, e o da gasolina, 0,84%. Já as passagens aéreas, que haviam subido 26,29% em dezembro, caíram 7,36% no mês passado.

  • Logística de Transportes

    Logística de Transportes é um ramo da logística que envolve a escolha do melhor modal de transporte, para transportar o maior número de mercadorias, com o mínimo custo e menor tempo possível. Portanto, Transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a baixo custo exige o que se chama "logística de transporte".

  • O Brasil não pode perder a nova onda de automação e inteligência artificial

    Se estivessem vivos nos dias de hoje, grandes desenvolvimentistas como Roberto Simonsen e Celso Furtado apontariam a adoção e desenvolvimento de novas tecnologias - especialmente a utilização de veículos autônomos e da inteligência artificial - como a principal solução para o problema relacionado ao desenvolvimento do país

  • Políticas públicas precisam diversificar modais e desincentivar uso de carros

    Sendo assim, pensando no ambiente e na integração do porto com a cidade vejo a necessidade de incentivar a utilização destes dois modais (transporte aquaviário e ferroviário) sendo a cabotagem uma grande aliada para a diminuição da utilização de transporte rodoviário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome