Quinta, 28 Março 2024

O crescimento de 82% do escoamento da safra agrícola brasileira pelas instalações portuárias do Arco Norte é o dado que chama mais atenção no Anuário Estatístico 2018 produzido pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. A publicação constatou o aumento da participação dos portos das regiões Norte e Nordeste de 33%, em 2016, para 41%, em 2017, no total das exportações aquaviárias de granéis sólidos.

transporte navio

As principais inovações do Anuário 2018 foram: detalhar todas as origens e os destinos das mercadorias por modal de transporte; a movimentação portuária e aeroportuária por estado da federação; análises técnicas de corredores de transporte de alguns produtos como arroz, veículos, bauxita, derivados de petróleo, soja e milho, minério de ferro, adubos e fertilizantes e trigo.

Outro dado que chamou atenção foi o crescimento da demanda em território brasileiro por produtos e serviços, com uma tímida retomada do comércio nacional (+1,8%) em 2017. Este foi o melhor desempenho para o comércio interno nos últimos quatro anos, aumentando a demanda por transporte de carga, em especial, o rodoviário e o aéreo.

granelsolido agricola

O documento, conforme destaca o Ministério, divulga dados tratados de "forma sistêmica, tornando-o uma referência para o setor, agregando informações sobre todos os modos de transporte de carga, bem como, do transporte interestadual e internacional de passageiros".

promare arconorte

Para mais informações sobre o tema contate a Promare: Rua Osvaldo Cruz, 01 | Gr 1908, Ed. Beira Mar Trade Center, Meireles | Fortaleza/CE - Telefone: +55 85 3023.7030

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

bruno merlin

Bruno Merlin


Bruno Merlin é redator e jornalista especializado nos temas logístico e portuário. Graduado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), há dez anos colabora com o Portogente, além de publicar reportagens em outros veículos como Folha de S. Paulo, SBT/VTV e Revista Textilia.

E-mail: brunomerlin@portogente.com.br