• A movimentação de cargas pelo Porto de Santos atingiu em junho último recorde para o mês ao alcançar o total de 11.576.036 toneladas, superando em quase 5% a maior marca para o período, verificada em 2017

  • Dois leilões para contratação de frete estão marcados para dia 9 de fevereiro. Um trata da para transferência de 634 toneladas de produtos para compor cestas de alimentos nos estados de Minas Gerais e Pernambuco e outro é para remoção de 23.800 toneladas de milho em grãos que está estocado em armazéns de Palmeira do Piauí.

  • Por liderar a produção de soja e milho no Brasil e ocupar a quinta posição na Economia mato-grossense, a cidade de Sorriso (MT) atrai a indústria de biocombustível, não sendo à toa a joint venture FS Bioenergia anunciar no local uma nova usina de etanol.

  • Produtores de milho dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal serão beneficiados com dois leilões, quarta-feira (6), para escoamento de 540 mil toneladas do produto.

  • As exportações de soja e milho pelos portos do Arco Norte – Itacoatiara (AM), Santarém e Vila do Conde (PA), Itaqui (MA) e Salvador (BA) – saltaram de 13 milhões de toneladas para 20 milhões de toneladas no acumulado de 2015, em comparação com 2014. Esse resultado representa um incremento de 54% no volume de escoamento de grãos pelos portos da região, de acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

    E a tendência é que esse volume aumente ainda mais, especialmente com a entrada em operação de novos terminais portuários, principal objetivo dos leilões de arrendamento de seis áreas, todas no Pará, que acontecerão no mês que vem – dia 31 de março. Das seis áreas que estão sendo licitadas pela Secretaria de Portos da Presidência da República, cinco são para movimentação e armazenamento de grãos e uma para transportar fertilizantes, insumo importante do agronegócio. Dessa forma, o Arco Norte pode se consolidar como principal rota de escoamento de grãos produzidos no Centro-Oeste brasileiro.

  • Peça fundamental na queda do índice de inflação, as safras agrícolas tiveram condições climáticas bem favoráveis para a safra 2016/2017 de grãos. Porém, números do 1º Levantamento da Safra 17/18, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam um futuro não tão generoso.

  • A duplicação da usina de etanol de Lucas do Rio Verde (MT), da joint venture FS Bioenergia, poderá ter capacidade de cogeração de 132MW/h, suficientes para abastecer uma cidade de cerca de 55 mil habitantes. As obras envolvem cerca de R$ 350 milhões e já foram iniciadas.