Por liderar a produção de soja e milho no Brasil e ocupar a quinta posição na Economia mato-grossense, a cidade de Sorriso (MT) atrai a indústria de biocombustível, não sendo à toa a joint venture FS Bioenergia anunciar no local uma nova usina de etanol.
Leia também
TUPs movimentam 66% das cargas, mas ainda engatinham na soja e nos contêineres
A expectativa é que a unidade, que está em fase de licenciamento para construção, produza 680 milhões de litros de etanol por ano. Com capacidade de armazenar 400 mil toneladas de milho, a previsão é que sejam utilizadas 1.8 milhão de toneladas do grão por ano para uma produção anual de 500 mil toneladas de farelo e 20 mil toneladas de óleo vegetal.
A FS Bioenergia é uma parceria entre as empresas Fiagril Participações, do Brasil, e a Summit Agricultural Group, dos Estados Unidos, criada para produzir biocombustível e coprodutos do milho.
Sorriso abrigará a segunda usina da joint venture no País. A primeira foi implantada em Lucas do Rio Verde, também em Mato Grosso, que se encontra em expansão.
Juntas, as duas usinas terão capacidade de produção de 1.2 bilhão de litros de etanol, 900 mil toneladas de farelo de milho e 35 mil toneladas de óleo de milho por ano.